Mostrar mensagens com a etiqueta Voluntariado Ambiental. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Voluntariado Ambiental. Mostrar todas as mensagens

03/08/07

Milhares de jovens na defesa das florestas


Um grande número de Câmaras do País aderiu ao Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, que em 2006 contou com mais de 10 mil jovens.

O Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, promovido pelo Instituto Português da Juventude, está a mobilizar muitos jovens de norte a sul do País, num trabalho que começou a um de Julho e termina, em parte dos municípios, a 31 de Agosto, mas o programa do IPJ, decorre até 30 de Setembro. Coordenado pelas câmaras municipais, que aderiram em grade número, este projecto coloca os jovens em contacto com a natureza, em turnos de 15 dias, fazendo, por exemplo, vigilância móvel, limpeza de lixo, sensibilização da população e acções de silvicultura preventiva.

Esta iniciativa destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, que depois de seleccionados, têm formação a cargo do IPJ, recebem 12 euros por dia, e até 31 de Agosto ainda estão abertas as inscrições para este trabalho voluntário.
Ler aqui.

02/08/07

Jovens remunerados vigiam charneca e floresta da Companhia das Lezírias

Junta de Freguesia de Samora Correia promove projecto de voluntariado do IPJ

Os voluntários vão viver um mês em contacto com a natureza auferindo uma remuneração simpática e adquirindo conhecimentos e competências.
Os jovens com idades entre os 18 e os 30 anos podem participar no programa de vigilância de floresta nas propriedades da Companhia das Lezírias. O programa Voluntariado Jovem para as Florestas promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) mereceu acolhimento da Junta de Freguesia de Samora Correia que estabeleceu um protocolo com a maior empresa agrícola do país para que acolhesse os jovens no período de 6 de Agosto a 6 de Setembro. Os vigilantes vão ter direito a formação ministrada pelo IPJ e serviços de protecção civil, uma remuneração de 160 euros semanais, alimentação e estadia, se necessitarem. A Companhia das Lezírias fornece ainda bicicletas todo-o-terreno e cavalos, para os que souberem montar. Todas as patrulhas serão munidas de mapas e cartas com a descrição da charneca e meios de comunicação para denunciarem na hora qualquer anomalia que avistem na Charneca. Os terrenos a vigiar incluem uma vasta área que confina com as estradas nacionais 10 (Porto Alto Pegões), 118 (Porto Alto-Alcochete) e 119 (Campo de Tiro de Alcochete-Coruche).
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia, Hélio Justino para além da detecção de incêndios, os vigilantes vão recolher lixo que encontrem na floresta e sensibilizar os utentes da charneca, nomeadamente pescadores que utilizam a Barragem de Vale Cobrão, para a necessidade da protegerem dos fogos florestais e da manterem limpa.
As inscrições devem ser feitas na sede do Instituto Português da Juventude em Santarém ou no sítio do IPJ em http://www.ipj.pt/.
No distrito de Santarém, esta iniciativa conta com a participação de 350 voluntários e decorre até 30 de Setembro. O programa ‘Voluntariado Jovem para as Florestas’ reúne, este ano, sete mil voluntários em Portugal continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, e as últimas três edições desta iniciativa totalizaram uma participação de 25 mil voluntários.

Ler aqui.

31/07/07

IPJ aprova candidatura para limpeza e vigilância da Natureza

Actvidades decorrem durante o mês quente de Agosto


Vigiar e limpar a floresta e sensibilizar a população do concelho para os riscos dos incêndios. Será desta forma que os jovens entre os 18 e os 30 anos que se candidatarem ao Programa Voluntariado Jovem para as Florestas irão actuar durante o mês de Agosto no perímetro florestal de Oliveira de Azeméis.


O projecto, ao qual a autarquia se candidatou, foi aprovado pelo Instituto Português da Juventude e inclui a participação activa de dois grupos de jovens na defesa da floresta. As actividades decorrem entre 01 e 31 de Agosto, de forma ininterrupta, ou seja, de segunda a sexta-feira, além de sábados, domingos e feriados.Segundo a candidatura apresentada, o Programa envolve a participação dos voluntários em acções de vigilância móvel, limpeza e manutenção de parques de lazer (parque molinológico) e acções de sensibilização junto da população do concelho. O Programa Voluntariado Jovem para as Florestas destina-se a motivar e a envolver os jovens na preservação da natureza, reduzindo o risco de incêndios através de acções de prevenção, com especial incidência na limpeza do lixo em áreas florestais, na vigilância e na sensibilização das populações para o risco de incêndio. Os jovens interessados em participar no projecto podem inscrever-se junto do gabinete técnico florestal do município, pessoalmente ou através do telefone 256 600 600.Os voluntários têm direito a um seguro de acidentes pessoais, a uma bolsa diária de participação de 12 euros e equipamento necessário ao desenvolvimento das actividades.
Ler mais aqui

29/07/07

Cento e cinquenta voluntários contra incêndios florestais

Cento e cinquenta jovens voluntários participam no distrito de Lisboa no programa de prevenção aos incêndios florestais. A iniciativa teve início este mês e decorre até 30 de Setembro.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Português da Juventude (IPJ) com o apoio da Associação Empresarial de Portugal. A nível nacional, o programa Voluntariado Jovem para as Florestas reúne este ano, na sua quarta edição, sete mil voluntários em Portugal continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Os jovens voluntários recebem formação geral (relações interpessoais, direitos e deveres), ministrada pelo IPJ, e formação específica (normas e regulamentos, flora, orientação, cartografia e progressão no terreno, sinais de alerta e comunicações, técnicas de reflorestação), a cargo dos Serviços de Protecção Civil.


Os jovens ficam aptos a disseminar boas práticas no âmbito da preservação dos recursos naturais e da prevenção aos incêndios.



Notícia daqui.

19/07/07

Formar cidadãos

Nos dias que correm é habitual ouvir-se que os jovens passam todo o seu tempo livre agarrados ao computador a jogar, pesquisar ou simplesmente a falar com os amigos. As actividades ao ar livre ficaram algures perdidas entre as décadas de 80 e de 90, a partir do momento em que, por motivos de segurança, se começou a usar capacete para andar de bicicleta ou simplesmente se deixou de brincar na rua. Este “gosto por liberdade de movimentos” deixou de parecer importante quando se tem um mundo e arredores à distância de um “clic”. Mas 300 jovens do distrito de Castelo Branco não se deixam afectar pelo entretenimento e facilidade do mundo virtual. Tal como o Diário XXI hoje publica nas páginas centrais, estas pessoas são voluntárias e vão dedicar cinco horas e meia do seu dia a vigiar a floresta das zonas onde residem, de forma a prevenir incêndios. Estão integradas no projecto Voluntariado Jovem para a Floresta do Instituto Português da Juventude e preocupam-se com a comunidade que as rodeia. E outros exemplos multiplicam-se por todo o País. Alia-se a vertente saudável à cidadania de que tanto se ouve falar actualmente. Muito mais que uma opção para ocupar as férias escolares, é uma maneira de “formar cidadãos” responsáveis, como refere a técnica do Centro Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, entidade parceira no projecto e responsável por uma parte da formação dada aos jovens voluntários.

Ler aqui.

Jovens de Lagos podem ajudar a proteger florestas

Os jovens do concelho de Lagos poderão aproveitar as férias grandes para participar no programa «Voluntariado Jovem para as Florestas», dinamizado a nível nacional e regional pelo Instituto Português da Juventude, pelo terceiro ano.

O projecto inicia-se, no concelho, na segunda quinzena de Julho e termina na segunda quinzena de Agosto, propondo-se a implementação do programa com três jovens em cada quinzena, que realizarão vigilância móvel de bicicleta em algumas áreas florestais do concelho (Mata de Barão e Barragem da Bravura).
Fará também parte das suas competências, a sensibilização à população, nas localidades de Bensafrim, Vale Joana, Vale da Bordeira, Pincho, Odiáxere, Barão de S. João. Tratam-se de trabalhos serão acompanhados de recolha de lixo em algumas dessas áreas.O programa «Voluntariado Jovem para as Florestas» decorre entre Junho e Agosto de cada ano e visa a preservação dos recursos florestais, através da sensibilização das populações em geral, bem como a prevenção contra incêndios florestais, monitorização e reflorestação de áreas ardidas.
O trabalho de voluntariado decorrerá apenas num período do dia (manhã ou tarde) e os jovens participantes receberão ajudas de custo.Os interessados, com mais de 18 anos, que gostem de andar de bicicleta e proteger a floresta, poderão inscrever-se no Espaço Jovem no programa «Voluntariado Jovem para as Florestas».
Para mais informações, os interessados poderão contactar o Espaço Jovem, através do número de telefone 282760287.

Ler notícia aqui.

16/07/07

Voluntariado Jovem para as Florestas

A Câmara Municipal do Barreiro vai promover, pelo terceiro ano consecutivo, o Programa “Voluntariado Jovem para as Florestas”, que decorre entre 16 de Julho e 15 de Setembro. Esta iniciativa, que visa a prevenção dos fogos florestais, resulta de uma candidatura feita pela autarquia ao Instituto Português da Juventude.


Durante os meses de maior risco de incêndio, os voluntários vão percorrer a Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina, tendo como principais objectivos a vigilância contra fogos, bem como trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências. Este projecto, que contou com a participação de 40 jovens, no ano anterior, visa também a sensibilização das populações para a protecção de um património que é comum.


Todos os jovens entre os 18 e os 30 anos podem participar nesta iniciativa devendo, para o efeito, efectuar as inscrições junto da delegação do IPJ de Setúbal ou na Divisão de Sustentabilidade Ambiental da CMB, sita na Rua José Magro, nº 2 – A.

Mais informações podem ser obtidas através dos números 21 2068653 (Divisão de Sustentabilidade Ambiental), ou 265 521200 (IPJ Setúbal).


Ver notícia aqui.

12/07/07

Jovens de Monção chamados para proteger florestas

A Câmara de Monção está a desenvolver o projecto de voluntariado para combate aos fogos, do Instituto Português da Juventude. Em vez de chamar os bombeiros depois de aceso o rastilho, a autarquia chama os jovens do município, evitando que os fogos se espalhem.

A Câmara de Monção decidiu chamar os jovens residentes para formarem uma equipa de voluntários, cuja função será vigiar as florestas do município, ao abrigo do projecto 'Voluntariado Jovem Para as Florestas', desenvolvido pelo Instituto Português da Juventude, com diversas parcerias.



Estão abertas candidaturas (restritas a maiores de 18 anos e menores de 30) para quem quiser defender as matas de Monção. Apesar de não serem profissionais, os membros desta equipa de patrulha vão receber 12 euros por dia, como modo de incentivo, além de todos os equipamentos necessários para o exercício da sua função.Patrulhar as matas será apenas uma das missões dos jovens. Além de 'acabar com o mal pela raiz', vão limpar as matas e sensibilizar as populações, transmitindo mensagens e ensinamentos que previnam os comportamentos de risco.

Em Monção, este projecto decorre entre 15 de Julho e 30 de Setembro. Os interessados podem inscrever-se no site oficial do IPJ, na área do Voluntariado Jovem para as Florestas.

Ver notícia aqui.

11/07/07

Inscrições abertas no Barreiro

A Câmara Municipal do Barreiro vai promover, pelo terceiro ano consecutivo, o Programa “Voluntariado Jovem para as Florestas”, que decorre entre 16 de Julho e 15 de Setembro. Esta iniciativa, que visa a prevenção dos fogos florestais, resulta de uma candidatura feita pela autarquia ao Instituto Português da Juventude.

Durante os meses de maior risco de incêndio, os voluntários vão percorrer a Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina, tendo como principais objectivos a vigilância contra fogos, bem como trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências. Este projecto, que contou com a participação de 40 jovens, no ano anterior, visa também a sensibilização das populações para a protecção de um património que é comum.Todos os jovens entre os 18 e os 30 anos podem participar nesta iniciativa devendo, para o efeito, efectuar as inscrições junto da delegação do IPJ de Setúbal ou na Divisão de Sustentabilidade Ambiental da CMB, sita na Rua José Magro, nº 2 – A.Mais informações podem ser obtidas através dos números 21 2068653 (Divisão de Sustentabilidade Ambiental), ou 265 521200 (IPJ Setúbal).

Ver notícia aqui.

10/07/07

Jovens voluntários vigiam a floresta em Abrantes

A autarquia de Abrantes aderiu novamente ao Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), que envolve jovens voluntários que desenvolvem acções de prevenção e sensibilização à causa da defesa da floresta.

O programa, que tem como lema «Abrantes mais verde», decorre até 30 de Setembro e envolve cerca de 40 jovens (mais de 18 anos).

No âmbito da acção, são constituídas duas equipas de jovens por quinzena, sendo que cada uma é composta por quatro elementos que garantem as tarefas por vários turnos.

Desde o início do mês que a primeira equipa já começou a actuar no terreno, que tem como missão realizar a vigilância fixa a partir do castelo da cidade, uma zona privilegiada tendo em conta a sua localização. Estas equipas estão também a participar em acções de sensibilização junto das populações, procedendo à distribuição de folhetos informativos sobre medidas de prevenção aos fogos florestais. De salientar ainda que a autarquia viu também aprovado um outro projecto, de curta duração, na área de protecção civil e ambiente: «Planear para prevenir».

Este programa, que conta com a participação de jovens com idade inferior a 18 anos, consta de acções de levantamento dos pontos de água existentes nas zonas urbanas do concelho mas também inventariação da sinalização vertical na zona florestal. A iniciativa conta com a participação de nove jovens voluntários.

Ver notícia aqui.

Jovens vão «patrulhar» as matas

A Câmara de Monção anunciou a abertura das candidaturas para os interessados em participar no programa «Voluntariado Jovem para as Florestas». Os escolhidos vão receber 12 euros por dia e, para além de patrulhar as matas, vão ter ainda que sensibilizar as populações. Aprovada a candidatura de seis jovens no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para as Florestas”, promovido pelo Instituto Português da Juventude em parceria com diversas entidades públicas e privadas, a Câmara de Monção abriu um período de inscrições que podem ser efectuadas no sitio oficial do IPJ ou no Gabinete Técnico Florestal.Podem candidatar-se jovens com idades compreendidas entre 18 e 30 anos, devendo a acção de voluntariado iniciar-se a 15 de Julho e terminar a 30 de Setembro preferencialmente em locais com grande densidade florestal e elevado potencial de ocorrência de incêndios.


O programa tem como finalidade incentivar a participação dos jovens na preservação da floresta, contribuindo para a minimização do flagelo dos incêndios através da materialização de um conjunto de acções preventivas.


Além da sensibilização das comunidades locais para o risco de incêndio, os voluntários terão a missão de prevenir e detectar focos de incêndio e de realizar acções de limpeza e manutenção de parques de merendas. Os voluntários terão direito a uma bolsa diária de participação de 12 euros, um seguro de acidentes pessoais e equipamento específico para o trabalho de vigilância e limpeza florestal.



Ver notícia aqui.

08/07/07


Limpeza na praia do Homem do Leme

A praia do Homem do Leme, no Porto, vai ser alvo durante o dia de amanhã de uma limpeza que envolverá a população local e algumas escolas. A iniciativa realiza-se entre as 10 e as 13 horas.Em comunicado, é explicado que a limpeza resulta de uma associação da Sport Zone, maior cadeia de desporto em Portugal, à Surfrider Foundation Europe, uma organização internacional sem fins lucrativos, cujo objectivo passa por sensibilizar a população para a limpeza das praias e protecção ambiental. A iniciativa irá abranger outras praias do País até ao dia 12 de Julho, sendo uma campanha de voluntariado em prol do meio ambiente.

Ver notícia aqui.

05/07/07

Jovens protegem floresta

Já foram seleccionados os primeiros voluntários do “Maior Floresta 07” – Voluntariado Jovem para as Florestas do concelho de Rio Maior.

Ajudar na preservação dos recursos florestais e dos ecossistemas, prevenir, monitorizar e inventariar os incêndios florestais, são as principais funções dos jovens que até ao próximo dia 30 de Setembro vão estar envolvidos no projecto dinamizado pelo Gabinete Técnico Florestal e Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior e pelo Instituto Português da Juventude.


O projecto envolve todo o concelho, à excepção das freguesias de Arrouquelas e Alcobertas que têm projectos semelhantes de Voluntariado Jovem para as Florestas. Este ano, ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, os 32 jovens voluntários vão estar em postos de vigilância fixos e estratégicos, de forma a permitir uma maior eficácia na prevenção dos incêndios florestais. A seu cargo vai estar ainda a sensibilização das populações, através da distribuição de folhetos informativos.


Ver notícia aqui.

30/06/07

DEFESA DA FLORESTA DE ÁGUEDA CONTRA INCÊNDIOS EM REGIME DE VOLUNTARIADO

A Câmara Municipal de Águeda, através do Gabinete Técnico Florestal, realizou, dia 21 de Junho, uma acção de formação com funcionários inscritos no Voluntariado Autárquico para as Florestas, a fim de os preparar para eventuais acções de combate a incêndios.

Orientada pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Águeda abordou os métodos de combate a incêndios florestais, centrando-se a reunião em três pontos específicos: o comportamento do fogo, as comunicações e a segurança pessoal no combate a incêndios. Com o intuito de melhor desempenharem as suas funções no terreno, os voluntários autárquicos poderão, deste modo, colaborar de um modo mais eficaz nas acções de vigilância, primeira intervenção, apoio ao combate e rescaldo de incêndios e vigilância pós-rescaldo. São doze os funcionários que fazem parte do Voluntariado Autárquico para as Florestas de Águeda: Fernando Pimenta, Carlos Candeias, Armando Galhano, António Vidal, Herculano Correia, José Resende, Sérgio Santos, Alberto Simões, Raul Marques, José Simões e o Orlando de Almeida, que formarão 4 equipas, cada uma formada por 3 elementos, com diversas escalas de serviço.
Ver notícia aqui.

22/06/07

Ambientalismo passa de voluntariado a profissão do futuro

O profissionalismo tornou mais importante do que nunca na área de meio ambiente. O que antes era apenas trabalho de voluntários, transformou-se gradativamente em trabalho formal, que exige profissionais gabaritados. Bauru tem pelo menos 20 projetos de educação ambiental e a expectativa é multiplicar as ações nos próximos anos, numa luta contra o aquecimento global. São projetos como o implantado no Ferradura Mirim em 1995, exemplo de persistência. A ação é voltada para crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos. Os participantes aprendem, desde o início das atividades, que cuidar da natureza é atividade para a vida toda. Muitos deles pensam em transformar o que aprendem em profissão.Hoje, o representantes de ONGs e entidades de meio ambiente participarão do “1.º Encontro de Iniciativas Socioambientais das Bacias do Tietê-Jacaré e Tietê-Batalha”, no Teatro Veritas, na Universidade do Sagrado Coração (USC), das 8h às 17h. A necessidade de profissionalização dos projetos ambientais será um dos assuntos discutidos.Passar de aluno para voluntário e, finalmente, um profissional do ramo é o caso de José Alexandre Nunes da Silva, 18 anos. Ele chegou ao projeto no Ferradura Mirim, desenvolvido pela USC, no Centro de Ações Sócio Educativas Irmã Adelaide, em 2000 e freqüentou aulas de educação ambiental e esportes. Anos depois, foi contratado como professor. “É um orgulho pensar que passei de aluno para funcionário. Conto minha história para estimular os alunos”, diz.Desde o começo do ano, Diego Araújo, 14 anos, tem aulas no mesmo projeto. Aprendeu como se faz uma horta e a cultivar verduras. Já usou a experiência para começar uma horta na sua casa. “Já plantei cebolinha. Quando crescer, minha mãe vai usar para fazer comida”, explica. O garoto ainda não decidiu que profissão vai seguir, mas não descarta a possibilidade de trabalhar na área de meio ambiente.Desde cedo, os alunos descobrem que para atuar na áreas vão precisar muito mais do que o amor pelo meio ambiente. Aluna do projeto no Ferradura Mirim, Keity Kaoma Aparecida Inácio da Cruz, 12 anos, aprendeu que ter paciência é fundamental. Ela ajudou a plantar uma muda de pau-brasil em setembro do ano passado, mas o trabalho não se limitou apenas ao plantio. Todos os dias, a garota precisa afofar a terra, colocar adubo e finalizar o trabalho regando a muda com água. Meses depois, a pequena árvore já tem alguns centímetros. Mas a menina não desanima de seu ideal. “Quero que a árvore fique maior do que eu”, conta.O educador social responsável pelo projeto de educação ambiental na entidade, Vinicius Benites Alves, é estudante de biologia. Ele começou o trabalho como voluntário e agora é contratado. Conta que os alunos se orgulham de ajudar a cuidar das árvores plantadas no local e da horta. O próximo objetivo deles é ter mudas suficientes no viveiro da entidade para plantar no córrego Água Limpa, que fica próximo do local. Apesar do nome, o córrego está com as águas poluídas. As árvores plantadas nas margens ajudariam a diminuir o assoreamento, já que iria diminuir a quantidade de terra que cai dentro do córrego. “O que os alunos aprendem nas aulas teóricas e práticas, procuram aplicar em seus lares”, orgulha-se o educador. O projeto recebe verba da prefeitura, pela Secretaria de Bem-Estar Social de Bauru (Sebes).
____________________

EncontroO “1.º Encontro de Iniciativas Socioambientais das Bacias do Tietê-Jacaré e Tietê-Batalha”, promovido pelo Instituto Ambiental Vidágua, de Bauru, e o Instituto Pró-Terra, de Jaú, que será realizado hoje, tem o objetivo de reunir os trabalhos em educação ambiental dos 70 municípios da região. O evento conta com o apoio do deputado federal José Paulo Toffano. Para contribuir nas discussões, o deputado Fernando Gabeira também participará.O evento é gratuito, mas há necessidade de fazer inscrição. As inscrições devem ser feitas no Instituto Vidágua. O telefone de contato é 3281-2633. Mais informações também pelo e-mail contato@vidagua.org.br.

Para ler aqui.

Directora Geral da Fundação para a Juventude vem à Trofa para assinar contrato

A Câmara Municipal da Trofa assina no esta sexta feira dia 22 de Junho, pelas 17h00, na Loja Social da Trofa (Centro Comercial da Vinha) um protocolo de colaboração com a Fundação da Juventude. Este acordo será assinado pelo Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Bernardino Vasconcelos e pela Directora Geral da Fundação, Maria Geraldes. Esta sessão vai contar ainda com a presença dos jovens trofense que já estão inscritos no programa de voluntariado. Neste momento as inscrições já superaram as expectativas.

Este contrato programa surge no âmbito do projecto Voluntariado Jovem que o Pelouro do Desporto e Juventude está a desenvolver na Trofa. desta forma a Fundação para a Juventude vai colaborar com a autarquia na formação especializada de Jovens. O projecto Voluntariado Jovem está direccionado para todos os jovens com idade compreendida entre os 15 e os 30 anos. Com este projecto a autarquia trofense procura reforçar os laços comunitários nas instituições sociais do concelho, promover os valores implícitos na acção de voluntário entre os jovens do concelho, estimular o desenvolvimento do espírito e das práticas de voluntariado jovem, contribuindo para a formação cívica e social. Este projecto pretende criar uma bolsa de voluntários activa no concelho, envolvendo as instituições sociais de concelho na acção do voluntariado juvenil.
Os jovens que integrarem este projecto poderão fazer voluntariado em áreas diversas como o apoio a crianças e jovens, a idosos, a portadores de deficiência, apoio no ambiente, educação, alfabetização, desporto, mediante as necessidades das instituições.

Este contrato programa surge no âmbito do projecto Voluntariado Jovem que o Pelouro do Desporto e Juventude está a desenvolver na Trofa. desta forma a Fundação para a Juventude vai colaborar com a autarquia na formação especializada de Jovens. O projecto Voluntariado Jovem está direccionado para todos os jovens com idade compreendida entre os 15 e os 30 anos.
Com este projecto a autarquia trofense procura reforçar os laços comunitários nas instituições sociais do concelho, promover os valores implícitos na acção de voluntário entre os jovens do concelho, estimular o desenvolvimento do espírito e das práticas de voluntariado jovem, contribuindo para a formação cívica e social. Este projecto pretende criar uma bolsa de voluntários activa no concelho, envolvendo as instituições sociais de concelho na acção do voluntariado juvenil.
A este projecto já se associaram instituições concelhias como a Cruz Vermelha Portuguesa da Trofa, a APPACDM da Trofa, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Trofa, o Lions Clube da Trofa, o Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Bougado, a AEBA, a Associação Empresarial do Baixo Ave.
Notícia para ler aqui.

19/06/07

Todos contra o fogo


Julho e Agosto são meses de prevenção e da protecção da floresta. Autarquia de Estarreja promove projecto de Voluntariado Jovem que visa a vigilância da área florestal do concelho.


No âmbito de uma candidatura ao programa Jovens Voluntários para as Florestas, do Instituto Português da Juventude, a câmara de Estarreja volta a apostar, tal como aconteceu no ano passado, num projecto de Voluntariado Jovem que visa a vigilância da área florestal do concelho. Esta acção vai decorrer no período de 1 de Julho a 31 de Agosto, estando já abertas as inscrições.


O projecto de Voluntariado Jovem para as Florestas em Estarreja destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e visa o enquadramento dos jovens voluntários para as florestas no Plano Operacional Municipal de Estarreja, em articulação com as entidades responsáveis pela Protecção Civil, sob coordenação do Gabinete Técnico Florestal. Além disso, os jovens que aderirem à iniciativa vão ainda usufruir de formação e vão ser sensibilizados para a problemática dos incêndios florestais, bem como a preservação dos recursos florestais.


Durante o período em que decorre a acção, vai haver vigilância activa das florestas, apoio à silvicultura preventiva assim como sensibilização das populações para a protecção do património comum – a floresta.


O programa, que vai ser dividido em dois turnos de 15 dias cada um, vai levar os jovens a realizar inventariação de caminhos florestais e acessos a pontos de água, recuperação de caminhos de pé-posto, vigilância móvel nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação, inventariação e monitorização de áreas ardidas e espécies animais e vegetais em risco, entre outras actividades.


Estando prevista a participação de 96 jovens, sendo 24 por escala, o turno da manhã decorre das 10H00 às 15H30 e o da tarde das 15H30 às 21H00. Todos as participantes/aderentes a esta acção de prevenção de fogos e limpeza das florestas usufruem de seguro de acidentes pessoais, de uma bolsa diária de participação de 12 euros e de equipamento necessário.


As inscrições estão abertas e as inscrições podem ser feitas nas juntas de freguesia, no GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe ou através do website da câmara em www.cm-estarreja.pt, bastando preencher a ficha de inscrição e enviar para o endereço electrónico gtf@cm-estarreja.pt


Ler notícia aqui.

10/06/07

Paços de Ferreira procura jovens para vigilância florestal

Os jovens de Paços de Ferreira que gostem de voluntariado têm agora uma excelente oportunidade para o fazer. A partir do próximo dia 16 arranca o projecto de Voluntariado Jovem para as Florestas. As inscrições podem ser feitas a partir de agora, quer na Câmara Municipal quer no site do Instituto Português da Juventude, para todos os jovens com mais de 18 anos e menos de 30.



O lema desta campanha “Floresta Convida” lança aos jovens o nobre desafio para esta “missão”.




De acordo com uma Resolução de Conselho de Ministros que regulamenta o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira candidatou 3 pontos de vigilância estratégicos do Concelho, tendo em conta as áreas mais densas de floresta. Estas, situam-se nas freguesias de Penamaior, Sanfins e Paços de Ferreira. De salientar que o ponto de vigilância na cidade de Paços de Ferreira será no telhado do edifício dos paços do concelho, local privilegiado de onde se avistam alguns dos principais pontos críticos do concelho, no que toca a incêndios. Os voluntários serão distribuídos em grupos de dois por cada ponto de vigilância. Estas “brigadas” têm como tarefa principal a observação da área florestal em causa e detecção de ignições para imediata comunicação às Corporações de Bombeiros Voluntários das respectivas áreas de intervenção, através de Rádios Portáteis de Comunicação da Protecção Civil, a disponibilizar para esse efeito. Os jovens interessados poderão optar por dois turnos: 10h00/15h30 e 15h30/21h30. Cada jovem receberá 12 euros por dia.




Para ler aqui.