26/07/08

Voluntariado pelos avós


CONFAP propõe Avós no Voluntariado na Educação


A CONFAP propõe, na Petição que entregou na Assembleia da República, que seja legislado, a nível mais geral do Voluntariado, tal como encontramos em outras áreas, nomeadamente na saúde, a possibilidade de Pais e Avós que tivessem disponibilidade para prestarem voluntariado nas Associações de Pais e nas Escolas, nas áreas em que sentissem que poderiam proporcionar uma mais valia associativa e educativa, o reconhecimento do exercício desse voluntariado nas várias vertentes que compõe a vida da Escola.


Essas actividades poderiam ser: Apoio nos tempos livres, lúdicos e de recreio; apoio nos refeitórios, designadamente a nível de jardim-de-infância e 1.º ciclo; jardinagem; vigilância rodoviária; apoio administrativo às associações de pais; entre outros, que seriam consagrados em sede de regulamento interno das escolas e agrupamentos. A efectivação desse voluntariado seria feita de acordo com um plano de actividades proposto pelos voluntários, através das Associações de Pais, aos órgãos de direcção das Escolas.


Notícia daqui.

1 comentário:

luisa F disse...

Esta proposta é extremamente importante e deveria ser apoiada. Numa época em que a familia está fragilizada de diferentes formas e as criançãs são quase "depositadas" em infantários, creches ou escolas que nem sempre são as ideais, seria importante que os avós pudessem ajudar as instituições e as crianças a serem cuidadas e acarinhadas, pois carinho é o que mais lhes falta, já que aos pais é exigido pelas empresas cada vez mais horas e disponibilidade que acabam por roubar aos filhos!