07/02/09

I Congresso Português de Voluntariado


Lisboa, 6,7 e 8 de Março de 2009


Enquadramento


A acção voluntária, desenvolvida a título individual ou enquadrada por uma associação, a favor de uma causa ou de um projecto, sem fins lucrativos, é um dos motores do desenvolvimento do tecido social português.


Cobrindo uma diversidade enorme de áreas de intervenção e trabalhando, não poucas vezes, em condições adversas, em termos de reconhecimento social e apoio financeiro e material, o voluntariado organizado em Portugal tem um novo parceiro no terreno – a Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV).


A CPV pretende ser uma força dinamizadora do sector, exercendo influência e mobilizando recursos, junto da sociedade civil e do Estado, dando um novo ânimo ao voluntariado, ao mesmo tempo que procura sensibilizar cada cidadão para uma participação activa na sociedade, seja ela a título individual, ou, de preferência, de forma organizada através de grupo ou associação. Culminando um período que se pretende de estruturação e consolidação, desde a sua criação em 2006, a CPV pretende organizar uma primeira acção de relevo e impacte social, através da qual se possa fazer o retrato do voluntariado em Portugal, dos seus actores e palcos de intervenção, identificando estratégias de trabalho para o futuro.


Nesse sentido, a Confederação Portuguesa do Voluntariado promove o I Congresso Português do Voluntariado, na senda do congresso realizado por ocasião do Ano Internacional do Voluntariado pela respectiva comissão organizadora, procurando envolver as entidades (privadas e públicas) e os indivíduos que se identifiquem com a causa gratuita do ‘serviço ao próximo’.


Objectivos O I Congresso do Voluntariado tem os seguintes objectivos:
- Apresentar publicamente a Confederação Portuguesa do Voluntariado.
- Conhecer melhor o Voluntariado em Portugal.
- Adoptar orientações e recomendações para o futuro.


Destinatários O I Congresso do Voluntariado tem como destinatários:
- prioritariamente, as organizações não-governamentais que suportem a sua acção no trabalho voluntário;
- as organizações ou instituições estatais, ou equivalentes, que apoiem no terreno o trabalho de voluntários;
- os cidadãos maiores de 16 anos, a título individual, que se identifiquem com as finalidades e os objectivos do Congresso.


A organização do Congresso pode ainda dirigir convites a entidades e personalidades, nacionais e estrangeiras, cuja participação possa constituir uma mais-valia para os trabalhos do Congresso.


Data e local


O I Congresso do Voluntariado decorre entre 6 e 8 de Março de 2009, no Fórum Lisboa, esperando-se cerca de 500 participantes. Metodologia de trabalho O Congresso inclui dois acontecimentos complementares:

um espaço de exposições/mostra, de acesso público:
- sector geral (Confederação Portuguesa do Voluntariado, Congresso...);
- sector por áreas/tipos de voluntariado (social, cultural, juvenil, ambiental, desportivo, integração dos diferentes e iguais, saúde, cívico-político, missionário e de cooperação, outros);
sector de boas-práticas;
- sector de animação cultural;
- um espaço de conferências, painéis, debates e recomendações finais – o Congresso propriamente dito –, reservado aos participantes e à comunicação social, conforme programa abaixo.


As resoluções/recomendações apresentadas à apreciação do Congresso são sujeitas ao voto de todos os participantes inscritos, na sessão final.


Sem comentários: