Apresentar a nova metodologia de trabalho que será adotada pela Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT) com relação ao voluntariado. Este foi o objetivo de uma reunião entre voluntários e diretoria da associação, ocorrida nesta quarta-feira (30). O encontro, que reuniu os voluntários já cadastrados na entidade, marca uma nova fase da instituição, com a adoção de procedimentos para a organização dos processos que já ocorrem. "Dentro da perspectiva do Voluntariado Organizado, poderemos mensurar nossos resultados, acompanhar esses processos. Com isso, a meta é conseguir um comprometimento maior do voluntário", comentou a consultora Luciene Cunha, responsável pelo trabalho.
A melhoria do atendimento prestado pela AACC às crianças e adolescentes portadores de câncer é o objetivo principal, explica a presidente da AACC, Vandete Macedo. "A profissionalização dos voluntários é uma tendência em todo o Terceiro Setor. Com isso, o trabalho da instituição melhora. O voluntário bem treinado faz toda a diferença", disse ela.
A vice-presidente da AACC, Tellen Costa, lembrou que a profissionalização dos voluntários é uma meta da atual diretoria. "Nosso objetivo é buscar o máximo comprometimento do voluntário, melhorando seu desempenho. Esse é um compromisso que assumimos."
Apesar do grande número de voluntários eventuais, a AACC conta atualmente com apenas 50 voluntários ativos, que atuam durante todo o ano fazendo doações em dinheiro e mantimentos ou prestando serviços na instituição. Um deles é o distribuidor Anco Marcus Vihiny, voluntário desde dezembro de 2006. Membro da equipe Gansos Selvagens, que atua em várias instituições, ele se diz gratificado com o trabalho voluntário. "É muito bom estar junto tanto das crianças portadoras de câncer como dos outros voluntários. São pessoas carismáticas, que se doam. Aprendemos muito, principalmente a exercitar o amor, e se cria um laço entre nós."
A secretária Bhell Lobo, também voluntária da AACC, concorda. "Trabalhar com as crianças com câncer nos dá uma nova maneira de encarar a vida, valorizar o que temos. Você ajuda e é ajudado", comentou ela.
Na reunião, os voluntários conheceram mais profundamente o trabalho da AACC e discutiram sobre o trabalho voluntário como exercício de cidadania.
Instituição – A AACC oferece abrigo, alimentação e transporte para clínicas e hospitais aos beneficiários da Casa, pais e acompanhantes. A entidade atende também crianças de outros estados. Além da alimentação, os beneficiários e acompanhantes recebem apoio físico e psicossocial para realizar o tratamento da doença, apoio pedagógico, aulas de informática, refeitório e passeios-terapia.
Ler notícia aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário