26/05/07

Apoio a «Mais voluntariado menos solidão»

Apoio a «Mais voluntariado menos solidão»
Programada da Santa Casa da Misericórdia destinado a idosos

O programa «Mais voluntariado menos solidão» da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que apoia idosos que se encontrem em situação de solidão, dependência ou isolamento, pretende cativar várias entidades locais para rentabilizar socialmente o programa. O programa é coordenado pela SCML em parceria com as delegações de Lisboa da Cruz Vermelha Portuguesa e da Associação Coração Amarelo, e conta com a colaboração de 121 voluntários, de forma a proporcionar “melhor qualidade de vida aos idosos”, segundo um comunicado da SCML.
De acordo com o Censos 2001, em Lisboa residem 133.304 pessoas idosas com mais de 65 anos de idade. Destes, vivem sós 33.770. O programa, que apenas funciona nas freguesias de Lisboa, apoia 104 idosos que se encontram em situação de solidão, dependência ou isolamento, sem qualquer tipo de ajuda. “Contribuir para a estabilidade emocional e de segurança, facilitar o relacionamento comunitário, com pessoas de referência, e possibilitar o acesso a infra-estruturas básicas de saúde, religiosas, de lazer e festivas”, são algumas das acções a desenvolver pelos voluntários junto dos idosos, refere o comunicado.
O projecto «Mais Voluntariado, Menos Solidão» teve o seu início em 2004, e conta com a “colaboração de parceiros locais, nomeadamente, juntas de freguesia, paróquias, centros de saúde, e a PSP”, referiu o comunicado de ontem da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. De forma a encontrar “formas adequadas de articulação inter-entidades e rentabilizar socialmente o programa” foram agendadas reuniões entre a SCML e estas entidades.
Ler notícia aqui.

Sem comentários: