20/05/07

Banco Alimentar quer mais voluntários para expandir cobertura

A presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares, Isabel Jonet, apelou este sábado à mobilização de mais voluntários para aumentar a cobertura do território nacional.

Aquela responsável falava à margem do quinto aniversário do Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira, assinalado com uma conferência, na Covilhã.

«Há muito território nacional que ainda não esta coberto. Precisamos mais um banco alimentar na região de Vila Real», referiu. Isabel Jonet destacou também o desejo de abrir estruturas locais na Madeira e nos Açores, para além da que já existe na ilha de São Miguel.

«Mas cada um dos bancos alimentares que já existe pode aumentar a área geográfica de actividade. Para isso, são precisos mais voluntários para poderem trabalhar com essas estruturas», realçou.

Segundo Isabel Jonet, os bancos alimentares têm uma operação logística bastante complexa. «Não é nossa intenção abrir muito mais estruturas, mas trabalhar de uma forma quase profissional, dentro do voluntariado, com as que já existem».

Actualmente existem 13 bancos alimentares em todo o país que prestam apoio a mais de 219 mil pessoas com carências alimentares comprovadas. Em 2006, recolheram 17.926 toneladas de alimentos entregues a 1.239 instituições sociais que os fazem chegar às famílias carenciadas.

Segundo Isabel Jonet, os idosos estão entre as pessoas mais apoiadas, sobretudo em zonas rurais e periféricas às cidades. Começa também a surgir o fenómeno da «nova pobreza».

«São pessoas que se habituaram a ter um nível de vida com determinados hábitos de consumo e que de um momento para o outro perdem os rendimentos com que conseguem satisfazer os créditos assumidos», explica.

A face visível destas estruturas são as campanhas de recolha feitas nos supermercados nos primeiros fins-de-semana de Maio e Dezembro, mas para além disso recolhem e encaminham diariamente excedentes da indústria agro-alimentar e comércio alimentar.

O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira assinalou hoje cinco anos de actividade com uma conferência sobre «Combate à Pobreza», na Covilhã, em que Isabel Jonet foi uma das oradoras.

A estrutura apoia 35 instituições nos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Pinhel e Seia que beneficiam mais de 3.000 pessoas. Desde 2002 já recolheu e distribuiu 345 toneladas de alimentos.
Ler a notícia aqui e aqui.

Sem comentários: