O movimento do voluntariado no Brasil vem ganhando espaço na sociedade como forma de participação, cada vez mais estruturado e amplo. Não podemos fechar os olhos para o problema à nossa volta, não podemos deixar que sejam maiores que o nosso desejo de cidadania e de qualidade de vida. Por isso é tão importante que se torne parte da nossa cultura e prática de participação e cidadania em todas as idades e classes sociais.
Discutir os problemas sociais, a realidade da comunidade e a participação cidadã nas escolas é fundamental para a formação de novas gerações, mais comprometidas com o desenvolvimento social, mais conscientes do impacto de suas ações no ambiente, mais capazes de tomar decisões éticas, tendo em vista o bem comum.
O trabalho voluntário na escola é uma oportunidade de construir um projeto de vida fazendo a conexão de conteúdos disciplinares de ética e cidadania com as práticas e vivência de voluntariado como acontecimento estrutural. É o meio de promover uma pedagogia que contribua para educar melhor.
Discutir voluntariado na escola propicia ainda a construção de saídas para os desafios que se impõem no espaço escolar, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e familiar, as relações interpessoais, a formação básica, tecnológica e, principalmente a construção de uma nova perspectiva para a vida.
Criar oportunidades e espaço de atuação voluntária dos alunos, trazendo para o ambiente escolar uma nova postura de formação ética e cidadã, desperta a criatividade e a iniciativa deles frente aos problemas vivenciados na comunidade e na escola. Levando o jovem a tornar-se sujeito da ação, capaz de assumir responsabilidades e de agir com autonomia e solidariedade.
O voluntariado é empolgante, envolvente, e a consistência das ações depende do conhecimento aprofundado sobre os conceitos, da análise e do reconhecimento da realidade em que se pretende atuar e também da preparação da ação, como planejamento, organização, trabalho em equipe e avaliação dos resultados.
No escopo da prática do voluntariado, o desenvolvimento do projeto busca levar o aluno a compreender o seu papel de cidadão ético e consciente, refletindo sobre os temas que afetam diretamente o seu dia-a-dia na escola e na sociedade.
A escola não deve tornar-se um espaço assistencial, mas promover a solidariedade e o protagonismo como uma pedagogia que contribua para educar melhor. O meio condutor desse processo é realizado por educadores que atuam como facilitadores.
O livre desejo de participação, a decisão individual de doação de trabalho em benefício de uma causa - esta é a mais eficiente forma de expressar a solidariedade.
Ler texto de opinião aqui.
Discutir os problemas sociais, a realidade da comunidade e a participação cidadã nas escolas é fundamental para a formação de novas gerações, mais comprometidas com o desenvolvimento social, mais conscientes do impacto de suas ações no ambiente, mais capazes de tomar decisões éticas, tendo em vista o bem comum.
O trabalho voluntário na escola é uma oportunidade de construir um projeto de vida fazendo a conexão de conteúdos disciplinares de ética e cidadania com as práticas e vivência de voluntariado como acontecimento estrutural. É o meio de promover uma pedagogia que contribua para educar melhor.
Discutir voluntariado na escola propicia ainda a construção de saídas para os desafios que se impõem no espaço escolar, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e familiar, as relações interpessoais, a formação básica, tecnológica e, principalmente a construção de uma nova perspectiva para a vida.
Criar oportunidades e espaço de atuação voluntária dos alunos, trazendo para o ambiente escolar uma nova postura de formação ética e cidadã, desperta a criatividade e a iniciativa deles frente aos problemas vivenciados na comunidade e na escola. Levando o jovem a tornar-se sujeito da ação, capaz de assumir responsabilidades e de agir com autonomia e solidariedade.
O voluntariado é empolgante, envolvente, e a consistência das ações depende do conhecimento aprofundado sobre os conceitos, da análise e do reconhecimento da realidade em que se pretende atuar e também da preparação da ação, como planejamento, organização, trabalho em equipe e avaliação dos resultados.
No escopo da prática do voluntariado, o desenvolvimento do projeto busca levar o aluno a compreender o seu papel de cidadão ético e consciente, refletindo sobre os temas que afetam diretamente o seu dia-a-dia na escola e na sociedade.
A escola não deve tornar-se um espaço assistencial, mas promover a solidariedade e o protagonismo como uma pedagogia que contribua para educar melhor. O meio condutor desse processo é realizado por educadores que atuam como facilitadores.
O livre desejo de participação, a decisão individual de doação de trabalho em benefício de uma causa - esta é a mais eficiente forma de expressar a solidariedade.
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