11/06/07

Jovens debatem os Açores e as Comunidades

Atitude Positiva, Açorianidade e Literatura e Identidade Cultural dos Jovens da Diáspora e Açores foram os temas que aglutinaram os primeiros três grupos de trabalho do Encontro de Jovens “Gerindo Mudanças – Toronto 2007”, que desde quinta-feira decorre em Toronto, Canadá, numa iniciativa das direcções regionais das Comunidades e da Juventude.

Estes grupos chegaram à conclusão de que existe a necessidade de uma maior aproximação dos Açores as Comunidades, bem como na relação inter-comunidades, pelos valores e identidade comuns.
À noite, inserido nas comemorações do Dia de Portugal, em Toronto, Helena Lavouras apresentou o trabalho Helena Lavouras Cant’autores açorianos, um espectáculo de cerca de 90 minutos que percorreu os grandes nomes da poesia açoriana, acompanhado ao piano por Carlos Frazão e no contra-baixo Mike Ross.
Na sexta-feira de manhã, realizou-se a conferência Participação Cívica e Política nas Comunidades, com as intervenções do luso-descendente de açorianos Paul Ferreira, recém-eleito deputado ao Parlamento da Província de Ontário. Para alem de referir o seu percurso de vida, defendeu a importância da participação da comunidade portuguesa quer no discurso e actividade política, quer nas questões sociais da sociedade de acolhimento.
Melissa Arruda (vice-presidente da Juventude do Congresso Nacional Luso-Canadiano) apresentou uma comunicação que apontava as vantagens de uma participação plena dos jovens na sociedade de acolhimento.
A segunda conferência da manhã, intitulada Associativismo teve como intervenientes Sérgio Cabral, presidente da Assembleia-geral da Associação de Jovens de Santa Maria (Açores) e Terry Costa, vice-presidente da Região Oeste do Congresso Nacional Luso-Canadiano. Ambas as intervenções focaram aspectos da situação do associativismo, bem como questões relacionadas com o financiamento, o voluntariado e a possibilidade de projectos comuns entre jovens e associações das Comunidades e Açores.
Pedro Barata, do Congresso Nacional Luso-Canadiano, apresentou a comunicação Deportação versus Legalização, na qual abordou a importância da legalização nos países de acolhimento, como forma de integração nas sociedades.A tarde foi reservada para outros três painéis: Papel das Mulheres nas Organizações Cívicas, Incentivos à Criação Artística e Voluntariado e Jovens.
Nos trabalhos deste encontro de jovens, estão a participar os directores regionais das Comunidades, Alzira Silva, e da Juventude, Bruno Pacheco, cujos departamentos organizaram e patrocinaram o evento.
Ler aqui.

Sem comentários: