Alunos do curso de Turismo da UnP em parceria com ONG Natal Voluntários promoveram ontem o evento Escola Cidadã, realizado na Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira, no bairro Pajuçara. Um dos objetivos dessa iniciativa é inserir o voluntariado na escola, desenvolvendo ações de combate à fome e à miséria. O projeto teve o apoio da Secretaria de Educação e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essa parceria surgiu também para integrar o objetivo de uma disciplina do curso de Turismo com o programa Universitários do Milênio, coordenado pela ONG Natal Voluntários. Para serem avaliados, os estudantes precisaram realizar uma atividade de conclusão da disciplina Planejamento e organização de eventos e, unindo o útil ao agradável, planejaram a Escola Cidadã.. O diretor do curso de Turismo, Maurício Formiga afirmou que eventos dessa natureza trazem suporte para as disciplinas e fazem com que os alunos participem de ações de inclusão.A organização do evento acrescentou que não só alunos de Turismo estão envolvidos nesse projeto. Alguns alunos do curso de Música da UFRN e do curso de pedagogia da UnP também fizeram parte do projeto. ‘‘O importante é unir universitários, independentes dos cursos e das entidades de ensino’’, afirmou Kamilla de Medeiros, estudante da UnP.
Entre as atividades desenvolvidas estão oficinas, palestras, apresentações culturais e programação de lazer com quadrilha improvisada e forró pé de serra. Cerca de 300 pessoas passaram pela escola durante as atividades.
Observando o índice de capacitação profissional da comunidade, os organizadores do evento trouxeram o professor Umbelino Junior, que é também supervisor do programa de voluntariado para ministrarr uma palestra sobre como se preparar para entrar no mercado de trabalho. Segundo o professor, o evento Escola Cidadã passou por várias etapas, tendo início com a formação da equipe, conhecimento da comunidade até chegar a essa ação. O diretor da escola do bairro Pajuçara, José Carlos Alves, acredita que essa ação irá aproximar a comunidade, e facilitará parcerias com as entidades apoiadoras. ‘‘Essa integração é fundamental para que os alunos valorizem mais o ambiente de estudo e sintam-se participantes ativos dos projetos’’, concluiu.
Ver notícia aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário