Com o tema «Onde estão os valores?» vão decorrer, no Colégio Missionário do Funchal as IX Jornadas de Pastoral Juvenil. Serão orientadas pelo Pe. Professor Doutor Adérito Barbosa, sacerdote dehoniano, doutorado na Universidade de Salamanca em Espanha sobre pastoral de jovens, e recentemente doutorado em Ciências da Educação na educação aos valores, no Instituto da Educação da UCP. Em Lisboa coordena os Mestrados em Ciências da Educação e lecciona Ética na gestão das Instituições Educativas. Já viveu aqui na Madeira desde 1981 a 1985 no Colégio Missionário. Aquelas Jornadas que terão lugar entre os dias 23 a 27 de Julho (de segunda-feira à sexta-feira das 20 h às 22 h) têm como objectivo geral: perceber os valores do nosso tempo e objectivos específicos: enquadrar os valores na sociedade actual; conhecer as escalas de valores dos filósofos e axiólogos; salientar os valores dos jovens de hoje; consciencializar-se dos valores na pastoral juvenil; descrever o papel do animador na educação aos valores; entender os valores no voluntariado.Têm como destinatários: animadores, catequistas, formadores de jovens, professores, educadores, pais, e jovens.
Os interessados em participar nesta actividade podem contactar o P. Juan Marques Noite. Colégio Missionário S. Coração. Caminho do Monte, 9 – Ap. 4309001-905 FUNCHAL. Telefones: 291221023 e 967240986.
Email: juannoite@portugalmail.pt
Em referência a estas Jornadas o Pe. Juan Noite sublinha que «muitas vezes qualificamos os jovens de hoje como uma geração sem valores. Mas se olharmos bem a fundo podemos entrever rasgos de esperança. A fácil comunicação pode tornar-nos mais solidários para com os mais pequenos... ouvimos relatos de jovens que se entregam ao voluntariado... e assim por diante. Embora não possamos negar uma falta de responsabilidade e compromisso, característicos das actuais gerações jovens, há valores muito positivos que caracterizam os jovens de hoje. São estas e tantas outras questões que nos pomos e que queremos aprofundar e reflectir ao longo destas jornadas de pastoral juvenil. O desafio é grande... mas é necessário deitarmos mãos à obra e compreender o mundo no qual vivemos, não tendo medo de lançar propostas exigentes de educação aos valores».
Ver notícia aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário