A Claúdia, a Francisca, o Michal, a Nélia e o Ricardo, partem dia 26 de Julho para o Lubango, em Angola, para uma missão com a duração de dois meses. Lá vão desenvolver trabalhão na área da saúde: o apoio no hospital, procurando desenvolver formações no sentido de uma maior humanização dos cuidados de saúde. Paralelamente o trabalho com crianças dos centros de acolhimento: a tentativa de alfabetização, a educação para os valores e sempre, acima de tudo, o carinho que os ensine a amarem e serem amados. Dia 27 de Julho, a Carmelina, a Cristiana, a Mónica, o Nelson e a Sofia, partem para Inhambane, Moçambique, por dois meses.
Vão para uma missão na Maxixe - Inhambane, onde vão trabalhar na formação cívica e pessoal de jovens, na formação de professores das escolinhas e no apoio à estruturação de uma biblioteca na nova universidade da Maxixe.
Todos fazem parte do GAS’África, um grupo de acção social com projectos de voluntariado em África (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe) e em Portugal (na ilha da Madeira). É um grupo católico, ligado à Universidade Católica Portuguesa, composto por jovens estudantes dos mais variados cursos e faculdades, que escolhem viver os seus meses de férias numa entrega incondicional a esse “próximo” de que Jesus nos fala. Para esta acção de Moçambique, o grupo está a recolher material escolar como lápis (de cor, de cera), giz (branco e de cor); plasticina; cola escolar; tesouras; guaches/aguarelas e pincéis; cartolinas; livros de histórias infantis além de folhas brancas e coloridas. Também neste país, o grupo vai ajudar numa nova universidade que está a ser criada, que forma professores primários, pelo que estão a recolher livros universitários da área das ciências da educação.
Também para missão do Lubango, os materiais didácticos para procurar desenvolver nas crianças uma aprendizagem significativa e motivante fazem falta. Para angariar fundos, o GAS'África promove uma festa em Aveiro, a 19 de Julho, no Club 8.
Ver notícia aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário