02/07/07

Voluntários começaram a patrulhar florestas de Viana

Sara, 19 anos, começou hoje, conjuntamente com mais cinco jovens, a vigiar as florestas de Alvarães, Viana do Castelo, para prevenir e detectar focos de incêndio, no âmbito de um programa de voluntariado do Instituto Português da Juventude.

Estudante de enfermagem, Sara vai, durante todo este mês, dedicar seis horas do seu dia à «gratificante» tarefa de «olhar pela saúde» da floresta de Alvarães, patrulhando-a montada numa bicicleta.

«As árvores é que nos permitem viver e, além disso, não é nada bonito ver as florestas destruídas, pintadas de negro», referiu, à Lusa.

Sara já conhece bem as missões que lhe estão confiadas: estar atenta a «movimentações suspeitas», avisar as pessoas que nesta época é proibida a realização de queimadas, promover uma campanha de sensibilização e informação da população e ligar de imediato para o 117 caso aviste algum foco de incêndio.

O delegado regional de Viana do Castelo do Instituto Português da Juventude (IPJ), Fernando Cabodeira, disse à Lusa que, no distrito, o programa «Voluntariado Jovem para as Florestas» vai envolver, até finais de Setembro, mais de 300 jovens.

A nível nacional, estarão envolvidos cerca de 7000 jovens.

Cada um deles recebe, por dia, uma bolsa de 12 euros.

Ler a notícia aqui.

Sem comentários: