12/08/07

Duas mulheres influentes

A revista "Visão" publicou, esta semana, um artigo sobre as 25 mulheres mais influentes. Entre elas, na área do voluntariado destaca-se Isabel Jonet, mas também Domitília dos Santos. Deixamos, aqui, os textos referentes a estas duas mulheres.






Isabel Jonet



A multiplicação dos pães


A cabeça de Isabel Jonet, 47 anos, fervilha de ideias. «Não me posso conformar com o facto de se ignorarem pessoas com menos oportunidades, quando um pequeno gesto pode mudar muita coisa», diz. No ano passado criou a Bolsa de Voluntariado, que já conta com mais de 3 mil inscrições de pessoas disponíveis para ajudar. Agora anda a trabalhar na criação da Central de Bens Usados, uma espécie de banco alimentar, mas para objectos como móveis ou material informático. Mãe de cinco filhos, vinha de Bruxelas, onde trabalhou no Comité Económico e Social, quando decidiu fazer uma pausa na sua carreira para acompanhar os filhos. Nas sobras do tempo, começou a fazer voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome, de Lisboa, instituição a que preside, dedicando-se a ela a tempo inteiro e mantendo-se como voluntária, sem salário. Atraiu-a a luta contra o desperdício, não só de alimentos, mas de pessoas, ainda aptas para trabalhar, mas dispensadas pelo mercado. Pelo Banco de Lisboa passam todos os dias mais de 80 voluntários, que ajudam a alimentar 59 mil pessoas.



Domitília dos Santos



A algarvia de Wall Street


No próximo mês de Novembro, Domitília dos Santos correrá a sua centésima maratona. Essa é só uma faceta da vice-presidente da Smith Barney, associada do Citigroup, uma das maiores consultoras do mundo, que gere activos dos seus clientes em valor superior a 1,3 triliões de dólares. Nos tempos livres, a algarvia (nasceu em Estoi, Faro, há 52 anos) dedica-se ao voluntariado, não só nos Estados Unidos mas no Vietname, Honduras, Etiópia, Haiti, aproveitando as férias e os feriados. Filha de emigrantes, Domitília licenciou-se em Direito, mas foi parar a Wall Street, onde começou a trabalhar por sua conta. Hoje tem também o seu próprio grupo, o The dos Santos Group. No topo da bolda de Nova Iorque, Domitília tem uma ambição: «Conseguir a cada dia fazer melhor do que no dia anterior.»

Sem comentários: