06/09/07

Câmara facilita contacto entre voluntários e instituições

Estatutariamente, não é voluntário quem quer – só é voluntário quem pode realmente dispensar umas horas do seu dia ou semana em prol dos outros, sem garantia monetária em troca.
Mas como ser voluntário?
O caminho mais fácil passa por dirigir-se aos locais e perguntar pela valência. Mas ir às instituições pode, muitas vezes, ser mais uma dor de cabeça do que uma solução para resolver a dúvida. E, por isso, há dois meses que a Câmara Municipal do Porto aposta num novo serviço que facilita as burocracias que pendem sobre o processo de inscrição de novos voluntários. Conhecido pela sigla SMAV – que é facilmente descodificado como Serviço Municipal de Apoio ao Voluntariado – (ou pela palavra “Actuar”), é uma iniciativa “conjunta da autarquia portuense e da Fundação Porto Social, tendo como objectivo essencial criar um ponto de confluência entre a procura de um local onde praticar actos de voluntariado e a oferta existente no momento (numa relação mais fácil entre o cidadão comum e as instituições empenhadas em receberem novos colaboradores).
Ofertas para todos os gostos
São muitos os anúncios que constam do ficheiro geral do serviço. “Treinador de Futebol 5, para dinamizar, treinar e acompanhar a equipa de Utentes Deficientes Visuais da Delegação Regional do Norte da ACAPO. Os treinos são ao sábado de manhã. Além do treino da equipa, deve acompanhar [a equipa] nas competições nacionais que se realizam ao fim-de-semana, segundo o calendário a fixar em Setembro”. Pede-se licenciatura em área similar. “Jovens universitários ou professores reformados para prestar apoio extra escolar no período lectivo de 2007/2008, num máximo de seis horas por semana por voluntário, a crianças e jovens do primeiro ciclo ao secundário, a partir de 24 de Setembro próximo até 30 de Junho de 2008”. Zona da Cedofeita, pede-se bacharelato compatível. “Qualquer formação e experiência demonstrada em informática/tecnologias de informação. Bons conhecimentos na área da informática e com experiência na área da comunicação web. O trabalho a desenvolver será no âmbito da manutenção da base de dados de informação turística do Porto e respectiva replicação para o site www.portoturismo.pt site oficial do turismo do Porto”. Procura-se quatro voluntários com ensino secundário completo.
Estes são apenas três dos muitos exemplos (até ontem ainda disponíveis) que pode encontrar em na “base de dados” do serviço camarário, e que vai sendo actualizado conforme o aumento de ofertas disponibilizadas.
Serviço disponível no Gabinete do Munícipe
O serviço, disponível no Gabinete do Munícipe (em frente do edifício da Câmara Municipal, na Avenida dos Aliados), é acessível mediante o preenchimento de uma ficha electrónica no site da Câmara Municipal (em www.cm-porto.pt), com o devido rastreio de área a que se candidata, disponibilidade temporária e geográfica. Depois de encaminhado o pedido, a empresa tem cinco dias úteis para aceitar ou rejeitar e remover o pedido do sítio do serviço.Se não tiver acesso à Internet, através do Espaço Internet do Gabinete do Munícipe pode registar-se e, com a ajuda dos técnicos camarários presentes no espaço, procurar – de uma forma mais personalizada – os serviços que mais lhe agradam. E depois é consigo, só depende da sua força de vontade e do seu compromisso para que as responsabilidades a que se comprometeu possam dar os frutos pretendidos.
Notícia daqui.

Sem comentários: