28/09/07

Gestos solidários, voluntariado em Missão

Todos os anos cerca de 30 voluntários prestam assistência, de forma gratuita, aos utentes nos 8 Centros Assistenciais dos Irmãos de S. João de Deus. Na sua maioria são jovens que oferecem um pouco do seu tempo para levar a Hospitalidade até junto de idosos, das pessoas com doença mental e com dependência do álcool, que recebem assim o afecto que a sociedade muitas vezes lhes nega.

Um estudo estatístico sobre o Voluntariado Hospitaleiro, realizado recentemente pelo Instituto S. João de Deus, indica que foram realizados, entre 2003 e 2006, 126 projectos de voluntariado nos 8 Centros Assistenciais da Ordem Hospitaleira.

O mesmo estudo mostra também que o Voluntariado Hospitaleiro é jovem (a média etária é de 35 anos) e maioritariamente feminino (74% dos voluntários são mulheres). Por ano, existe um contínuo de 30 pessoas em acções de voluntariado nos 8 Centros.

Mas o que distingue o Voluntariado Hospitaleiro de outras formas de fazer voluntariado? Sendo a-confessional, a acção do Voluntariado Hospitaleiro fundamenta-se no Evangelho e na forma como S. João de Deus viveu a sua dedicação aos pobres, doentes e necessitados. “A área de formação ou a idade do candidato não são factores muito importantes. As qualidades humanas, como o trato com as outras pessoas, a hospitalidade, o sigilo, a postura, a relação com a equipa, são as características mais importantes na avaliação”, explica a responsável do Núcleo de Voluntariado do Instituto S. João de Deus, Susana Queiroga.

Voluntariado em Missão

O Voluntariado Hospitaleiro também chega além-fronteiras, em missão. O projecto Leigos Missionários Hospitaleiros (LMH) está vocacionado para pessoas dispostas a viver em comunidade e em partilha de experiências com outros povos. A área de missão dos LMH centra-se actualmente em Timor-Leste, país onde os LMH colaboram com a Missão dos Irmãos de S. João de Deus, na região de Laclubar, nas áreas dos cuidados e promoção da saúde, assistência social, educação e formação e na assistência religiosa á comunidade local.

A Fundação S. João de Deus está a apoiar, através do programa “Formar e Desenvolver”, o trabalho dos Leigos Missionários Hospitaleiros em Timor-Leste. Para Timor partiram em Setembro 2 leigas voluntárias, uma psicóloga e uma animadora sócio-cultural, que irão colaborar com a Missão nas áreas da educação, da saúde comunitária, da saúde mental e da formação cívica.

Mais informações sobre o Voluntariado Hospitaleiro em: www.isjd.pt/voluntariado/site.html
Notícia daqui.

Sem comentários: