20/09/07

Novo "link" neste blogue

Salesianos Dom Bosco




Existe um grande leque de realizações por parte do voluntariado salesiano: voluntariado nas obras da província ou em terras de missão; voluntariado social entre os mais pobres, ou voluntariado educativo (animadores) ou voluntariado directamente evangelizador; voluntariado de longa duração (um ano ou mais), ou de breve duração.


O VOLUNTARIADO SALESIANO


Uma experiência em crescimento


Na realização da missão salesiana, através da Pastoral Juvenil Salesiana, animamos seja o espírito do Voluntariado (serviço, solidariedade - dimensão social da caridade, gratuidade, disponibilidade para com pessoas em dificuldade...), seja o próprio voluntariado (todas as formas específicas de voluntariado educativo organizado), para que seja vivido em cada uma das nossas comunidades educativo-pastorais. Desenvolveu-se nestes anos nas diversas províncias e no MJS uma multiplicidade de grupos e associações de voluntariado, sobretudo juvenil. O voluntariado juvenil salesiano é também uma expressão importante da riqueza e amplitude da irradiação do carisma de Dom Bosco e do protagonismo juvenil na dedicação e empenho na pastoral e promoção humana. Existe um grande leque de realizações por parte do voluntariado salesiano: voluntariado nas obras da província ou em terras de missão; voluntariado social entre os mais pobres, ou voluntariado educativo (animadores) ou voluntariado directamente evangelizador; voluntariado de longa duração (um ano ou mais), ou de breve duração; serviço social substitutivo do serviço militar (objecção de consciência)… Muitas províncias estão empenhadas numa reflexão e num plano de trabalho sobre o voluntariado, em ordem a assumi-lo na sua pastoral orgânica. A Congregação, através dos dicastérios da Pastoral Juvenil, da Família Salesiana e das Missões, ofereceu um quadro de referência geral para a animação desta experiência.


Identidade do voluntariado salesiano:


À luz deste documento e das experiências feitas ultimamente, lembramos as seguintes características:


Característica laical e juvenil: o voluntário salesiano é um leigo, homem ou mulher, maior de idade que, após uma adequada preparação, se coloca durante um certo tempo ao serviço desinteressado dos jovens e das classes humildes, prestando uma atenção prioritária aos mais pobres, em consonância com a missão salesiana.


Característica educativa: propõe uma resposta adequada, criativa e persistente às necessidades emergentes, com iniciativas de educação e promoção humana.


Característica sócio-política: propõe, em colaboração com instituições civis e eclesiais, uma acção em vista de transformar a sociedade e remover as causas da injustiça.


Característica evangélica: procura viver um peculiar estilo de presença, inspirado no Evangelho; aceita a opção cristã de educar evangelizando e evangelizar educando, e fomenta a acção missionária.


Característica comunitária salesiana: vive em equipa e comunidade no interior de uma estrutura organizada, praticando o sistema preventivo de Dom Bosco com espírito oratoriano, inspirando-se na espiritualidade juvenil salesiana.


Característica orgânica: realiza-se a nível organizativo no interior da Pastoral Juvenil Salesiana com um plano concreto de desenvolvimento, e com uma coordenação provincial e/ou inter-provincial. Voluntariado salesiano na pastoral juvenil


O voluntariado propõe à Pastoral Juvenil um caminho de nova descoberta dos valores das origens salesianas, para lançar novas modalidades de intervenção pastoral, dedicar um cuidado especial aos jovens adultos abertos à solidariedade, mesmo que as suas motivações de fé sejam ainda débeis. Oferece possibilidades de dialogar e colaborar com outras instâncias educativas, em vista da promoção social dos mais pobres.


A Pastoral Juvenil propõe ao voluntariado um caminho global de amadurecimento e itinerários formativos específicos. Oferece a vivência da espiritualidade juvenil salesiana e critérios de significatividade para a acção apostólica. Coloca em contacto com uma rica tradição educativo-preventiva (o coração oratoriano), e em comunicação com outras experiências juvenis, eclesiais e cívicas. Ajuda assim o voluntário a viver a sua vocação baptismal e acompanha-o no discernimento e na sua opção vocacional específica na Igreja ou na Família Salesiana.


A animação do voluntariado salesiano


Para o orientar, requer-se uma acção de animação concreta e sistemática que implica:


- promover a sensibilização dos salesianos e as comunidades
- favorecer a experiência comunitária dos voluntários
- cuidar da sua formação
- Desenvolver alguns instrumentos de animação na comunidade local e provincial. O responsável local do voluntariado, de acordo com o responsável local de Pastoral, anima e coordena a promoção e formação dos voluntários de cada obra salesiana.

- Promover também uma forma de coordenação provincial, inter-provincial, nacional ou regional, organizando, se for possível, Organizações Não Governamentais (ONG) que, - actuando quer a nível nacional como internacional - em colaboração com outras instituições da Igreja e da sociedade, favoreçam a formação dos voluntários, a promoção de projectos de promoção humana com a inserção de voluntários e a busca de financiamentos públicos ou privados.


Candidatura ao voluntariado aqui.

Sem comentários: