04/09/07

Parceria entre autarquia e Habitat é para continuar

Câmara de Barcelos e Associação Habitat vão continuar a trabalhar em parceria de maneira a melhorar as condições de habitabilidade de várias famílias barcelenses com graves carências económicas.

A garantia é dada pelas duas entidades que no início do mês de Agosto entregaram a chave de uma casa nova à família Costa, residente na freguesia de Manhente.
O vereador Félix Falcão sublinha a importância deste tipo de parcerias, onde a Câmara de Barcelos faz o acompanhamento técnico dos projectos realizados no terreno pela Habitat graças ao voluntariado de pessoas vindas um pouco de todos as partes do Mundo, mas também devido ao contributo de várias entidades e empresas que oferecem os materiais que permitem erguer uma casa nova ou restaurar um edifício e assim proporcionar melhores condições de habitabilidade à comunidade, como foi o caso de Maria Irene da Costa que não conseguia conter as lágrimas de emoção pela sua casa nova na Rua da Alegria, em Manhente.
Seguem-se dois projectos em Fornelos e Faria Félix Falcão revelou que neste momento a autarquia está também a trabalhar com a Associação Habitat para desenvolver dois projectos de melhoramentos em duas habitações, uma na freguesia de Fornelos e outra em Faria.
O vereador lembra que “falta de condições sempre existiu, mas neste momento em que o país atravessa dificuldades económicas e sociais, as autoridades, nomeadamente a autarquia, tem de encarar estes problemas de frente e, por isso, a CMB tem feito um esforço enorme aplicando recursos financeiros na área social”. Na prática aponta os números de 2006 no que se refere ao apoio camarário, que segundo Félix Falcão, cerca de 70 famílias receberam da Câmara ajuda para aquisição de habitação própria e cerca de 400 famílias receberam apoio à renda de casa, “porque temos consciência que o momento não é bom e a solidariedade de todos é fundamental nestas alturas”, concluiu.
“O voluntariado e as doações são o motor associação”
A Associação Humanitária Habitat é a primeira filial da ONG “Habitat for Humanity International” em Portugal. Trata-se de uma organização cristã e ecuménica, não governamental e sem fins lucrativos, fundada em 1996, na cidade de Braga.
José Cruz Pinto, presidente da Habitat, refere que o principal objectivo da associação “é unir esforços e iniciativas de todos os sectores da sociedade para melhorar a qualidade de vida da população, minorando os seus problemas habitacionais”.
O presidente acredita que “uma família que tenha a possibilidade de viver numa casa digna tem também as bases para desenvolver uma vida em família saudável e construtiva e o voluntariado, assim como as doações são o motor da associação”.
Além de construir as casas de raiz, a Habitat criou também um programa de reparação e recuperação de habitações degradadas, cujo nome é “Trabalhos de Casa”. Estas obras poderão traduzir-se, por exemplo, numa simples pintura, num reforço do telhado, numa nova pavimentação do soalho, ou numa readaptação das divisões existentes.
Notícia daqui.

Sem comentários: