17/10/07

Banco de voluntariado a funcionar dentro de um ano

Até ao final de 2008 o banco de voluntariado do concelho de Bragança deverá começar a funcionar em pleno.
A autarquia já está a receber inscrições de voluntários que queiram integrar esta iniciativa.
Para a sua implementação já foi feito um inquérito às Instituições Particulares de Solidariedade Social afim de adequar o perfil dos voluntários ás necessidades das instituições.

“Há muitas instituições nas áreas rurais e temos de saber até que ponto os voluntários se podem deslocar para freguesias da periferia do concelho” refere Sérgio Ferreira, sociólogo da câmara de Bragança acrescentando que o município apresenta uma “área difícil de abranger em termos de intervenção no voluntariado”.

Este sociólogo adianta que as inscrições já podem ser feitas no centro cultural municipal. Mas para que o banco de voluntariado funcione vai ser encetada uma estratégia de marketing social de forma a sensibilizar a população para esta necessidade. “Temos tido vários interessados mas é preciso criar mecanismos que alimentem este banco de voluntariado”. Sérgio Ferreira revela que “estão a ser ponderadas formas de inscrição na Internet, divulgação em panfletos em vários locais onde há potenciais voluntários”.

Esta informação foi avançada ontem durante uma conferência organizada pela delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa que abordava o tema do voluntariado. Pedro Pina, daquela organização, traça um cenário preocupante do voluntariado em Portugal. “Comparativamente a muitos países da Europa, Portugal fica muito aquém dos níveis de participação sobretudo nos mais jovens” explicando ainda que este fenómeno ocorre não devido a uma ausência de motivação mas porque ainda não há uma estratégia capaz de alertar a sociedade civil em geral. Segundo este responsável a melhor forma de captar as pessoas a aderir ao voluntariado é encontrar novas causas e problemáticas nas quais se vai intervir.
Notícia daqui.

Sem comentários: