18/10/07

Falta de iniciativas para organizar voluntariado prejudica a existência de actos de solidariedade

A falta de iniciativas para organizar o voluntariado é que está a ser o grande entrave à sensibilização das pessoas para serem mais solidárias. Quem o diz é a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança durante um seminário sobre o tema que decorreu ontem em Alfândega da Fé.

O objectivo deste encontro era sensibilizar a comunidade para a importância do voluntariado para a sociedade. Segundo Berta Nunes, não existe carência de voluntários na região, mas sim escassez de iniciativas para realizar voluntariado: “ Não há falta de voluntários, o que tem havido é falta de iniciativas para organizar voluntariado… e o facto de estar aqui neste encontro tanta gente significa que há realmente uma motivação para o trabalho de voluntariado no distrito ”.

A assistir ao seminário estiveram muitos jovens cuja presença foi salientada por Berta Nunes uma vez que a tendência é serem os mais velhos a aderir ao voluntariado.” Estão aqui muitos jovens e isso é muito bom, porque tradicionalmente os voluntários que aparecem são principalmente pessoas já reformadas, que têm algum tempo livre e que gostam de facto também de dar o seu contributo no apoio a quem necessita mas é muito bom que apareçam jovens, porque de facto, isso traduz também uma preocupação dos mais jovens em relação à solidariedade social e ao apoio aos mais necessitados ”.

O seminário foi promovido pela sub-região de saúde de Bragança e pelo centro de saúde de Alfândega da Fé.
Notícia daqui.

Sem comentários: