15/10/07

«A felicidade invadiu o meu sorriso»

Olá! Eu sou a Sara e este ano, durante o mês de Agosto, fiz uma experiência de Voluntariado em Malange (Angola).

Durante todo o ano de preparação, antes da viagem, que participei numa formação com a F.E.C. e numa mais orientada para o projecto que iria desenvolver. Esta última fi-la com as Irmãs de S. José de Cluny, uma vez que foi agregada a elas que eu fui para o Malange.
Formámos um grupo de seis voluntários com idades compreendidas entre os 17 e os 27 anos.
No dia da partida, a felicidade invadiu o meu sorriso, porque enquanto a minha mãe chorava eu ria. Era um riso diferente que eu não consigo descrever.
Chegada a Malange deparei-me com a destruição causada pela guerra. Crianças que brincavam no lixo. O que mais me tocou foi o calor e a alegria daqueles que parecendo que não nada tinham, transportam, a meu ver, o maior tesouro.
Durante todo o mês de Agosto que trabalhei a nível de formação de professores, dei aulas a meninos do 2.º ano e pude ainda estar com um grupo de meninas que morava na casa onde fiquei, ajudando-as a superação acontecimentos que precederam a nossa ida.
Agora que pude pensar em tudo o que vivi e senti, posso afirmar que quero muito voltar para junto daquele povo.
Em partilha com uma amiga disse-lhe: "Senti-me parte dali ".
Entrei agora em Ciências da Educação na Faculdade de Coimbra, pretendendo, então, finalizar o curso para dentro dessa área desenvolver um projecto para mais tarde poder aplicar em terras africanas.
Agosto foi só o primeiro contacto, no futuro QUERO empenhar durante mais tempo :)
Sara, 18 anos

Sem comentários: