30/10/07

Voluntariado é tema de oficina no Recife

Quem tem algum interesse em realizar trabalhos voluntários, mas anda não decidiu como deve atuar, pode participar de duas oficinas que serão realizadas pelo Recife Voluntário no dia 9 de novembro. Serão organizadas duas turmas, uma no turno da manhã, das 8h às 12h, e outra no período da tarde, das 14h às 18h.Questões como a motivação, os benefícios, direitos, deveres e Lei do Serviço Voluntário serão discutidos, além de temas como as diferenças entre doação e serviço voluntário; ação voluntária e voluntariado; e serviço voluntário e estágio não-remunerado.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do telefone do setor de voluntariado da Fundação Altino Ventura: 3302-4300 (ramal 231 ou 324). As oficinas vão acontecer no auditório da Fundação, localizado na Rua da Soledade, 170, Boa Vista. Seja um Voluntário - O Projeto Transformação, realizado com a comunidade do Pilar, no Recife, está precisando de voluntários. O trabalho, voltado principalmente para a retirada de pessoas das ruas, nasceu há 18 anos, numa iniciativa de dois pastores evangélicos. “Eles foram para as ruas falar de Deus para os garis, mas se depararam com o problema dos moradores de rua e ficaram sensibilizados”, explica o secretário executivo do projeto, Waldir Benevides. Há oito anos, pessoas que decidiram sair das ruas se instalaram no Pilar e, assim, a comunidade passou a ser um dos focos do trabalho, que perdeu o caráter apenas religioso.
Hoje, o Projeto Transformação conta com uma fábrica de velas artesanais, em parceria com a ONG Visão Mundial, chamada Luz do Pilar. A produção, feita por um grupo de mulheres, já esta sendo exportada para a Europa. Além disso, outro grupo de mulheres da comunidade está aprendendo corte e costura, através de uma parceria com a Faculdade Boa Viagem, para que uma grife seja criada.
O principal trabalho do Transformação, entretanto, continua sendo a tentativa de reintegração à sociedade dos moradores de rua. “Precisamos do que chamamos ‘agente de transformação’. Voluntários que fazem a abordagem dos moradores de rua”, diz Waldir Benevides. Os voluntários precisam ser maiores de 18 anos. “O pré-requisito principal é a vontade de aprender e crescer com essas pessoas”, explica o secretário. O horário de trabalho é flexível, mas é feito principalmente à noite. O projeto tem ainda a demanda por profissionais da área de psicologia, que acompanham os moradores de rua. Outras informações sobre o trabalho voluntário podem ser obtidas através do telefone 8801.8950.
Confira aqui outras instituições que precisam de voluntários.
Notícia daqui.

Sem comentários: