24/11/07

Feira do voluntariado

Até ao próximo domingo, os madeirenses podem visitar a Feira das Vontades, a decorrer no Jardim Municipal.
Para além das barraquinhas com vários produtos à venda, há animação entre as 14 e as 20 horas. A partir das 23 horas de hoje, o Cais do Carvão Café (CCC) acolhe a Festa das Vontades.A Feira das Vontades é uma iniciativa da Casa do Voluntário da Madeira e visa mostrar o trabalho desenvolvido pelos voluntários das 48 instituições este ano presentes no evento.
A iniciativa conta com a colaboração da Direcção Regional de Juventude, da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, da Cruz Vermelha e da Assistência Médica Internacional (AMI). A abertura oficial da Feira foi feita ontem por Nazaré Serra Alegra, em representação do secretário regional dos Assuntos Sociais.
A assessora do secretário regional congratulou-se com a evolução registada no voluntariado, quase extinto por altura do 25 de Abril. Com o decorrer dos anos e com a motivação da Casa do Voluntário, a Madeira pode hoje orgulhar-se do número de pessoas que aderiu à ideia de disponibilizar o seu tempo em prol dos outros, disse Nazaré Serra Alegra.Na sua opinião, «há sempre lugar para mais voluntários», não sendo a idade uma limitação para desenvolver esta actividade. Jovens ou mais idosos são sempre bem-vindos, acrescentou.A formação foi outra das tónicas das suas declarações.
Conforme explicou, sem a devida preparação para as actividades para que são destacados ou onde se inscrevem os voluntários podem vir a tornar-se «invasivos», perturbando o trabalho desenvolvido pelas instituições onde prestam serviço.Serra Alegra congratulou-se com o facto de este ano haver 48 instituições participantes na Feira, mas lembrou o voluntariado prestado noutras que não se fizeram representar, como nos hospitais e bombeiros. O papel da Igreja foi também destacado.Por seu turno, Pedro Telhado, presidente da Casa do Voluntário disse haver mais de 400 inscritos na organização que tutela, sendo que o mais novo tem 15 anos e o mais idoso mais de 80.
Segundo Célia Dantas, da organização da Feira, o espectáculo destes dias tem início marcado para as 14h e inclui dança, música ligeira, coros e bailado.Às 17 horas decorrerá um leilão e às 18 será a vez de a Cruz Vermelha fazer uma demonstração de primeiros socorros.
A animação de rua decorrerá durante os três dias de Feira.
Notícia daqui.

Sem comentários: