26/12/07

Aveiro: Voluntários aceitam-se... no Banco de Voluntariado

Numa parceria entre a Câmara de Aveiro e o Projecto RIA – Rede de Intervenção de Aveiro, foi formalizado o Banco de Voluntariado de Aveiro que já está em funcionamento.
Os que visitarem o Banco de Voluntariado, recentemente criado, encontram acções de carácter cívico, acção social, ciência, cultura, cooperação para o desenvolvimento, defesa do consumidor, defesa do património / ambiente, desenvolvimento da vida associativa e economia social, desporto, educação, emprego e formação profissional, justiça (apoio à vítima e direitos humanos) protecção civil/bombeiros, promoção do voluntariado e da solidariedade social, reinserção social e saúde.
Tudo nos dois espaços disponibilizados – na sede do Projecto RIA e numa extensão na divisão de Acção Cultural da autarquia, na Casa Municipal da Cultura.
Este serviço vai ter como principais objectivos acolher candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado e proceder ao encaminhamento para entidades promotoras de voluntariado, bem como acompanhar a inserção de voluntários nas entidades para onde foram encaminhados e disponibilizar ao público informação sobre o voluntariado.
O Banco de Voluntariado de Aveiro tem ainda como objectivos promover o encontro entre a oferta e a procura do voluntariado; sensibilizar os cidadãos para o voluntariado; divulgar projectos e oportunidades de desenvolvimento e contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado.
A criação desta estrutura local pretende actuar em proximidade com os munícipes e com as diversas instituições concelhias, no sentido de promover uma gestão adequada e eficaz das potencialidades dos voluntários e das entidades gestoras de programas e de projectos de voluntariado, em prol do desenvolvimento social concelhio.Banco Alimentar Contra a Fome; Caritas Diocesana de Aveiro, Centro Universitário Fé e Cultura, Cruz Vermelha Portuguesa, Hospital Infante D. Pedro, Instituto Português da Juventude, Núcleo Distrital de Aveiro da Amnistia Internacional e Santa Casa da Misericórdia de Aveiro são algumas das entidades públicas e privadas que desenvolvem voluntariado em diferentes áreas e domínios de intervenção na região aveirense.
Em 2005, a autarquia de Aveiro e o Projecto RIA iniciaram um trabalho no âmbito do voluntariado. Nesse mesmo ano, a câmara criou o gabinete do voluntariado, estando actualmente inscritos 34 voluntários que colaboram, de forma pontual, em actividades autárquicas.
Já em Novembro de 2006, o Projecto RIA implementou um banco de voluntariado que tem sido desenvolvido através do site www.projectoria.org, ao nível da dinamização e captação de voluntários, encontrando-se, neste momento, inscritos 46 voluntários e 10 instituições.Igualmente no âmbito do voluntariado, a câmara e o Projecto Ria organizaram, durante este ano, o "Encontro ser voluntário" e "Curso de gestão de programas de voluntariado".
Notícia daqui.

Sem comentários: