23/12/07

Banco Local de Voluntariado já aceita inscrições

Criar um centro de oferta e procura de voluntários é o objectivo do banco que está a nascer em Barcelos.

A partir de agora instituições e pessoas singulares que estejam disponíveis e interessadas em fazer parte desta rede de ajuda podem inscrever-se na Câmara Municipal ou em qualquer um dos parceiros do Banco Local de Voluntariado.

Se gosta de voluntariado ou já alguma vez pensou em participar em acções voluntárias e não sabia a forma de o fazer, agora já é mais fácil. Foi criado em Barcelos um Banco de Voluntariado que vai permitir, a partir de agora, criar um equilíbrio entre a oferta e a procura do voluntariado.

Na sessão pública de apresentação deste banco, a vereadora da Acção Social, Joana Garrido Fernandes, explicou que o objectivo passa não só por criar um centro de oferta e procura de voluntariado, mas em alargar as áreas de trabalho voluntário.

“O objectivo do banco de voluntariado é alargar a todas as áreas, não só da acção social, mas a todas as áreas: cultura, desporto, educação, criar uma oferta muito diversificada”, referiu a responsável.

A vereadora acredita que a criação desta estrutura vem dignificar as instituições que prestam voluntariado.

“Criar um banco de voluntários é formar uma estrutura que venha dignificar toda a acção dos voluntários no concelho de Barcelos”, defende Joana Garrido.Inscrições podem ser feitas em qualquer uma das instituiçõesOs interessados em prestar serviço voluntário só têm que, a partir de agora dirigir-se a uma das nove instituições que compõem a Comissão Instaladora para procederem à sua inscrição.

“As pessoas podem inscrever-se na Câmara Municipal, nos serviços de Acção Social, ou então nas outras instituições que fazem parte da comissão instaladora: os bombeiros de Barcelinhos, Barcelos e Viatodos, SOPRO, Associação dos Dadores de Sangue, na Associação do Hospital, na Associação dos Familiares e Amigos dos Utentes da Casa de Saúde de S. João de Deus, na Cruz Vermelha de Barcelos e na Santa Casa da Misericórdia, que também têm as fichas de inscrição e depois haverá um feed-back com a Câmara Municipal para haver o primeiro contacto com o candidato a voluntário”, explicou Joana Garrido na apresentação pública do Banco de Voluntariado, que decorreu na passada quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.Uma vez aceite a inscrição, todos os admitidos vão ter que frequentar uma acção de formação geral e, depois, nova formação na área que escolher.

“Haverá uma acção de formação geral para explicar como é que as coisas funcionam em termos gerais e, depois de encaminharmos as pessoas para as instituições que procuram voluntários, haverá uma acção de formação específica dentro de cada área”, esclareceu Joana Garrido Fernandes.No dia internacional dedicado ao voluntariado, a Câmara Municipal de Barcelos acredita que em pouco tempo serão muitos os barcelenses a fazerem a sua inscrição neste banco que está agora a dar os primeiros passos.

Notícia daqui.

Sem comentários: