03/12/07

Voluntários precisam-se: Oliveira do Bairro

Banco de Voluntariado de Oliveira do Bairro precisa de voluntários, para “ser útil a todos”.
A estrutura, a funcionar no âmbito da autarquia comemora esta quarta- -feira, dia 5, Dia Internacional do Voluntário.
O projecto nasceu da vontade da autarquia em promover e sensibilizar a população local para uma cidadania activa e solidária para com o próximo. Neste momento, em Oliveira do Bairro, o Banco Local de Voluntariado conta com uma bolsa de perto de 30 voluntários, na sua grande maioria jovens estudantes universitários e recém licenciados, embora também existam pessoas de média idade e a trabalhar.
Se da parte dos voluntários houve adesão, junto das instituições tem havido alguma resistência em perceberem as vantagens de se juntarem ao projecto. Apenas recentemente algumas instituições e entidades concelhias começaram a manifestar interesse em acolher voluntários ao abrigo da iniciativa. Até agora estão inscritas cinco entidades: Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, SOLSIL, Centro Social e Paroquial S. Pedro da Palhaça, Santa Casa da Misericórdia e “A Medida – Associação para a Formação Profissional”.
A receber voluntários há actualmente a Santa Casa da Misericórdia, o Centro Social da Palhaça, o Centro de Saúde de Oliveira do Bairro e, em Janeiro, a Solsil junta-se ao grupo que a autarquia espera que aumente já no próximo ano. Aos aderentes deste projecto, de acordo com a disponibilidade do voluntário e a necessidade da entidade, a autarquia garante a qualidade da iniciativa e a manutenção dos objectivos da criação do Banco de Voluntariado com o acompanhamento permanente dos técnicos da Acção Social.
Os interessados em pertencer ao Banco de Voluntariado podem contactar a autarquia por telefone, e-mail ou pessoalmente, dirigir-se à divisão de Acção Social e Família e preencher uma ficha de inscrição.
O processo continua numa entrevista onde se identificam vocações, aptidões, competências e disponibilidade, a partir daí, é feito um perfil que é cruzado com a procura de voluntariado das organizações concelhias, segundo a base de dados. A partir do momento em que iniciam o seu trabalho de voluntariado os voluntários passam a estar cobertos nesse serviço por um seguro, a ter um cartão de identificação de voluntário, a dispor de livre-trânsito nos Transportes de Oliveira do Bairro e a certificação do trabalho voluntário.
As entidades que acolhem os voluntários terão de elaborar um programa onde fique definido a natureza do programa a desenvolver nesta instituição, nomeadamente as tarefas, os horários e o período do programa de voluntariado.
Notícia daqui.

Sem comentários: