28/01/08

Banco do Voluntariado reúne gente empenhada em dar aos outros

Para ajudar a criar um elo entre todos os voluntários do concelho a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira criou o Banco de Voluntariado, uma estrutura que reúne as instituições que acolhem voluntários e encaminha os interessados em dedicar o seu tempo a quem mais precisa. Segundo a autarquia “o projecto nasceu porque no concelho existe um significativo número de voluntários nas mais diversas áreas que embora se encontrem organizados entre si não têm qualquer tipo de vínculo estruturador”.

Entre as instituições ligadas ao Banco de Voluntário estão as comissões de reformados, a Liga dos Amigos do Hospital Reynaldo dos Santos, a Caritas Paroquial de Vila Franca de Xira, a associação “Companheiros da Noite”, entre outras.

O Banco de Voluntariado de Vila Franca de Xira acolhe, desde Maio de 2007, as candidaturas dos munícipes interessados em fazer voluntariado e encaminha-os para as entidades promotoras (que apresentam também projectos de voluntariado). Nos últimos meses apresentaram projectos a Misericórdia de Alhandra, a Misericórdia de Alverca, a “Obra das Mães” da Paróquia de Alhandra, a associação “Os Companheiros da Noite”, a Universidade Sénior, o Museu Municipal e também o Centro Comunitário de Vialonga.

Os cidadãos interessados em tornarem-se voluntários devem contactar o Banco de Voluntariado online através do email bancodevoluntarios@cm-vfxira.pt ou dirigir-se aos serviços da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Notícia daqui.

Sem comentários: