26/03/08

Jovens Sem Fronteiras preparam leigos para missão em Angola

17 jovens estão a receber preparação para, em Agosto irem em missão para Angola.

Trata-se de um projecto de Pontes, da responsabilidade dos Jovens Sem Fronteiros, que em parceria com os Missionários Espiritanos no país africano, que visa o voluntariado missionário juvenil.

Beatriz Morgado, coordenadora nacional dos Jovens Sem Fronteiras, explica à Agência ECCLESIA que a formação é da responsabilidade da equipa coordenadora nacional, do Pe. Tony Neves, sacerdote espiritano assistente do JSF e também da Sol Sem Fronteiras, a ONGD criada pelo movimento juvenil.

Esta é uma formação que se divide ao longo de três encontros e visa perceber as motivações dos jovens para o voluntariado e, a partir dessa realidade, reflectir sobre a realidade missionária em Angola.

No primeiro encontro formativo para além da reflexão sobre o significado do voluntariado missionário, a formação incidiu sobre o contexto angolano no pós guerra, sobre a inculturação e o diálogo inter cultural, explica a coordenadora nacional.

Em Angola, à espera dos jovens, estão projectos individuais. “As propostas de trabalho podem surgir da nossa iniciativa, porque já conhecemos as missões”, explica Beatriz Morgado, mas “podem ser feitos pedidos também por parte dos missionários”.

A missão este ano será em Chinguar, em Quitobie.

Os 17 jovens que vão partir têm já uma participação efectiva das actividades dos JSF. A missão não é exclusivamente internacional, mas este movimento juvenil aposta numa constante missão de vida em território nacional.

Sem comentários: