10/04/08

Viagem de finalistas de Voluntariado


Finalistas do 12º ano de colégio em Aveiro, vão a Cabo Verde fazer experiência de voluntariado

A viagem de finalistas para 10 alunos do Colégio Nossa Senhora da Apresentação, em Vagos, na diocese de Aveiro, vai ser diferente. O destino é Cabo Verde, com sol, praia, calor, mas em espírito de voluntariado e não de férias turísticas.

O sonho foi surgindo na cabeça de Carla Santos, aluna do 12º ano da área de desporto, que o partilhava com um colega e com o professor de Educação Moral e Religiosa católica.

Dia 23, Domingo de Páscoa, 10 alunos acompanhados de sete professores rumam à Ilha de Santiago, em Cabo Verde, para uma semana de voluntariado.

À sua esperam vão estar os missionários espiritanos. Os alunos vão ficar alojados numa escola, pertencente aos missionários, para durante o dia se multiplicarem em actividades.

Carla Santos descreve com entusiasmo os projectos que durante uma semana os vai envolver. Trabalhar com escuteiros, grupos de jovens, desenvolver actividades desportivas, também na área da saúde, de direitos humanos são tarefas em que os alunos se vão ocupar.

“Com trabalho e empenho, uma semana dará para isto tudo”, afirma prontamente a estudante.

O Pe. Nuno, responsável na ilha pelos missionários espiritanos e que vai receber os alunos, encaminhará os voluntários para as actividades que já desenvolvem, “dando primazia ao envolvimento em actividades com jovens da mesma idade” e privilegiando o contacto com crianças, explica Jorge Carvalhais.

Os professores que vão acompanhar esta viagem leccionam biologia, educação física, português e EMRC. “Vamos tentar ter também alguma actividade de formação”, explica Jorge Carvalhais. Os missionários espiritanos têm uma escola secundária e “vamos privilegiar o contacto com docentes e líderes comunitários”.

Uma semana “vai ser pouco tempo”, para fazer tudo que ambicionam. No entanto, o professor de EMRC salienta que sete dias é o tempo ideal para “suscitar neles os valores que podem promover no futuro o interesse pelo voluntariado mais expressivo”.

No regresso, e apesar de pouco tempo de estadia em Cabo Verde, o docente está cerro que “o testemunho que depois passarão para os colegas, nas paróquias e na escola, será importante”.

A preparação da viagem tem sido intensa. Angariação de fundos, contactos com os missionários têm preenchido a cabeça dos estudantes.

Recentemente os alunos enviaram um contentor com material desportivo e escolar. “A necessidade deste material foi apontada pelos próprios missionários”, explica Carla Santos.

Os estudantes apostam também no desenvolvimento de outro projecto em Cabo Verde – a construção de um centro social para mãe adolescentes e crianças órfãs e que ajude combater o analfabetismo.

Para isso, no próximo dia 20 de Abril, o Colégio vai acolher a Festa das Famílias, cujo lucro reverte a favor deste projecto.

Depois da viagem e a par da construção do Centro, os alunos almejam ainda concretizar o intercâmbio de alunos entre os dois países.

A moda dita que uma viagem de finalistas deve ser passada no Sul de Espanha, “usufruindo de um tempo de lazer e de diversão”, explica Jorge Carvalhais. O grupo de 17 pessoas quis “remar contra a maré e mostrar que é possível fazer algo diferente”.

Sem comentários: