14/04/08

Voluntariado está de boa saúde no Algarve

Banco do voluntariado de Vila Real de Santo António completa um ano de actividades e vai assegurar boa parte da logística do Mundialito de futebol. Dezenas de jovens já participam regularmente em actividades, mas autarquia quer alargar projecto a todas as faixas etárias.

Há experiências que acabam em coisas sérias e este será um desses exemplos: prestes a completar um ano de existência, o Banco Local de Voluntariado de Vila Real de Santo António já conseguiu reunir algumas centenas de participantes, na maioria estudantes das três freguesias do concelho.Tudo começou há um ano, quando o Mundialito de Futebol Infantil assentou pela primeira vez a base em Vila Real de Santo António. Desde aí, o grupo de jovens voluntários tem-se mantido coeso e participado em actividades como o programa «Praia Acessível» ou a «Festa dos Vizinhos», o que tem até merecido aplausos da parte dos pais. «São menos horas frente ao computador», dizem.
Só para a segunda edição do Mundialito de Futebol, que decorre na cidade do Guadiana entre os dias 16 e 23 de Março, estão inscritos cerca de 200 participantes, muitos deles repetentes da experiência vivida em 2007.Segundo a vereadora Conceição Cabrita, responsável pelos pelouros da juventude e desporto na autarquia vilarrealense, a iniciativa envolve também uma forte vertente social.«Muitas equipas que este ano voltam a participar no Mundialito pediram para ficar com os mesmos monitores do ano passado», garante.
Por este motivo, a organização viu-se obrigada a pôr ordem nas equipas de voluntariado, que se vão distribuir em grupos de dez elementos, durante a semana do futebol juvenil.
Na agenda para 2008, o Banco do Voluntariado vilarrealense planeia já actividades para o dia da cidade, a 13 de Maio, estando igualmente definida a presença de voluntários nas actividades do projecto artístico e cultural «Fábrica de Sonhos» ou na dinamização de projectos de animação em lares de idosos.Futuramente, Conceição Cabrita diz ser intenção da autarquia alargar o voluntariado a todas as faixas etárias, estando em cima da mesa a criação de parcerias com a Universidade dos Tempos Livres ou com o núcleo local da Cruz Vermelha Portuguesa.
O Banco Local de Voluntariado funciona na Rua 1º de Maio, em Vila Real de Santo António, na divisão de Acção Social do município.
A participação em todas as actividades assenta na base da gratuidade, embora sejam concedidas aos voluntários algumas vantagens, como a atribuição do Cartão Jovem Municipal ou a certificação do trabalho realizado.Apesar de existirem outros bancos do voluntariado no Sotavento, nomeadamente em Tavira, não foram ainda desenvolvidas acções conjuntas. Ambas as entidades têm mesmo participado paralelamente em campanhas regionais, como as recolhas para o Banco Alimentar contra a Fome.
Notícia daqui.

Sem comentários: