08/04/08

Voluntários missionários preparam-se para a partida


Nos passados dias 1 e 2 de Março, reuniram-se em Fátima, no Seminário Missionário do Verbo Divino, cerca de 45 participantes para a 3ª sessão de formação do Programa Anual do Voluntariado Missionário, abordando o tema Teologia Missionária e Diálogo Inter-Religioso.

A chegada dos voluntários missionários a uma terra estrangeira, requer uma atitude de grande abertura no que respeita às práticas culturais aí vividas. O desafio coloca-se em dois níveis: na desconstrução de quadros culturais apreendidos na sociedade de origem e na aculturação/apropriação de novas formas de entendimento cultural, encontradas nos países de acolhimento.

De forma a despertar os voluntários missionários para estas questões esta sessão contou com a colaboração do Pe. Paulin Mand’kalema, missionário da Congregação dos Sagrados Corações, Pe. José Antunes e Pe. José Augusto Leitão, missionários do Verbo Divino. Teologia da Missão, Aculturação, Inculturação e Diálogo inter-religioso foram as grandes temáticas tratadas.

Foram igualmente importantes os testemunhos da Maria Augusta Estima, voluntária da ORBIS em Angola, durante um mês em 2006, Marisa Costa, Jovem Hospitaleira que acaba de regressar de um ano em missão em Moçambique e do Presidente da Associação de Moradores da Quinta do Mocho, crente muçulmano, que partilhou a sua vivência de trabalho e partilha inter-religiosa.

Nesta sessão, estiveram presentes 17 entidades, confirmando a importância destas acções de formação conjunta promovidas pela Plataforma de Voluntariado Missionário. Foram elas: Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres; Congregação dos Sagrados Corações; Movimento Juvenil Salesiano; Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria; Guard’África; Juventude Hospitaleira; Leigos Missionários da Consolata; Leigos Missionários Carmelitas Descalços; Leigos Missionários Combonianos; Movimento Teresiano de Apostolado; Grupo Ondjoyetu; ORBIS; Voluntariado Missionário Cluny; Voluntariado Espiritano; Voluntariado Teresa de Saldanha; e Jovens Missionárias da Apresentação de Maria.

A próxima sessão está marcada para os dias 19 e 20 de Abril, também em Fátima.

Fundação Evangelização e Culturas


Sem comentários: