27/08/09

O voluntariado como um valor acrescido no "curriculum vitae"

Voluntário:

Voluntário é aquele que assume o compromisso de prestar serviços não remunerados de forma livre, desinteressada e responsável, numa determinada organização, de acordo com as aptidões e competências que possui.

Actuação do Voluntário
O voluntário:
empenha-se responsavelmente nas actividades que desenvolve junto dos destinatários
participa graciosamente na actividade da organização promotora, não sendo onerado com as despesas que decorrem do seu trabalho complementa a actividade dos restantes profissionais da organização sem os substituir; trabalha de forma a corresponder aos interesses dos destinatários, mantendo-se em sintonia com a cultura e os valores da organização promotora
O voluntariado representa um conjunto de acções de interesse social que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações estando ao serviço dos indivíduos, das famílias e das comunidades.
Decorre de uma decisão livre e voluntária, apoiada em motivações e opções pessoais.

Em suma, o Programa de Voluntariado é um acordo entre o voluntário e a organização promotora. É uma relação de compromisso baseada no livre exercício da cidadania e sem contrapartidas financeiras Resulta de um encontro de vontades e respeita direitos e deveres do voluntário, da organização, dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

Sem comentários: