13/09/13

Férias: não fazer nada ou fazer alguma coisa?

O entusiasmo do verão pode ser direcionado para atividades cívicas. O EDUCARE.PT lança um desafio aos adolescentes para tornar as férias mais interventivas.
Entre o tempo passado sozinhos em casa ou as saídas com os amigos, por esta altura, já os dias se tornaram mais longos. E aborrecidos. Antes que isso aconteça há algumas atividades que podem tornar o verão mais produtivo. Fazer voluntariado ou abraçar uma causa como membro de uma associação. Tens duas opções: ficar em casa ou fazer alguma coisa.

Voluntariado

Dar livremente o nosso tempo em prol dos outros. Assim se resume o que é ser voluntário. Há diversas instituições que recrutam candidatos, a idade mínima é de 16 anos. Mas o melhor é aceder ao Portal da Juventude em http://juventude.gov.pt para conferir as oportunidades e os contatos. Em Portugal há diversas entidades que requerem voluntários apoio a crianças ou idosos. O primeiro passo é o registo online como voluntário, escolher o projeto e fazer a inscrição em http://voluntariadojovem.juventude.gov.pt
Fora do país, há projetos de voluntariado desenvolvidos pela União Europeia. Neste caso é preciso ter em conta o tempo mínimo de participação, que pode ser mais de um mês. O sítio certo onde procurar informação sobre as entidades de acolhimento e as atividades que promovem é em http://europa.eu/youth/volunteering_-_exchanges/work_camps/
index_eu_pt.html


Experiências de voluntariado internacional nas Nações Unidas podem ser consultadas emwww.unv.org. Por norma, são direcionadas a maiores de 25 anos, no entanto, há um novo regime para recrutar voluntários online para traduções, redação de artigos, apoio ao nível do design de brochuras, entre outras tarefas a realizar através da Internet. E, em alguns destes casos, as restrições relativas à idade podem ser mais flexíveis. Toda a informação necessária para participar está disponível em inglês, espanhol e francês emwww.onlinevolunteering.org.

Ativismo

Promover a participação ativa dos jovens dos 15 aos 30 anos na sociedade é a missão do projeto nacional Do Something.pt cuja tradução para português significa: Faz alguma coisa! O site www.dosomething.pt mostra todas as ações sociais que esta organização realiza. Para o candidato encontrar a causa que o move há uma lista de temas à escolha, onde se incluem Ambiente, Artes e Cultura, Direitos Humanos, Discriminação, Educação, Paz e Cidadania, Pobreza e Saúde e Desporto. Depois é só tomar a iniciativa.

Em alternativa a acolher as ações já levadas a cabo pela organização, os interessados podem optar por formar um Club Do Something. Para começar a trabalhar são necessários mais quatro membros e uma dose série de empenho. Há que planear dois projetos de intervenção na sua comunidade, que podem ser originais ou abraçar campanhas de outros clubes já formados.  Depois é preciso argumentar as razões para a criação do clube e submeter a candidatura à Do Something. A lista de clubes existentes é vasta e está disponível no endereço www.dosomething.pt/pt/programas/clubes/clubes-ds/

Associativismo

Até gostavas de fazer alguma coisa em prol do teu bairro, mas precisavas de uma organização. Não é difícil. Criar uma associação juvenil e abraçar uma missão com os amigos, pode ser a experiência de uma vida e começar do nada, numas férias de verão. Basta ter objetivos e ações bem definidas. E tudo pode ser feito sem burocracias em qualquer balcão do serviço "Associação na Hora". O sitehttp://www.associacaonahora.mj.pt/ explica tudo.

Os passos são simples. É preciso escolher a denominação e um modelo de estatutos predefinido e aprovado, que será fornecido no balcão de atendimento. Depois, reunir a identificação pessoal e fiscal dos jovens que vão constituir a associação que podem ser no mínimo dois ou nove, consoante o tipo de estatutos. Após este processo é concedido o cartão eletrónico de identificação de pessoa coletiva, o físico é remetido para a sede da associação.

Daqui.

Sem comentários: