14/09/13

Troféu Português do Voluntariado destaca projetos de boas práticas

O Troféu Português do Voluntariado, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, homenageia o trabalho dos voluntários e incentiva a esta prática, o prazo de apresentação de candidaturas é dia 30 de setembro.

Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, revela que devem candidatar-se ao Troféu Português do Voluntariado “todos aqueles que desempenham alguma ação a favor dos outros e considere que tem uma relevância que pode servir de estímulo de incentivo para o resto dos seus concidadãos”.

Desta forma, o prémio da Confederação Portuguesa do Voluntariado tem o objetivo de suscitar mais interesse pelo voluntariado e que a sociedade reconheça quem se dedica aos outros sem esperar nada em troca.

“Não se trata de vaidades, de enaltecimentos de algo que sabemos que se faz sem esperar nada em contrapartida”, acrescenta Eugénio da Fonseca à Agência ECCLESIA.

Para o responsável, as candidaturas devem ser incentivadas e apela “a todos os que ainda não fizeram ou às instituições que as motivem” para que exista “multiplicidade de escolha” e propostas de boas práticas para a sociedade.

As áreas de projeto são diversas como a ação cívica/Social, à ciência e cultura, a cooperação para o desenvolvimento, a defesa do património e do ambiente, os direitos humanos, educação ou reinserção social e saúde.

“O mundo dominado pela sociedade consumista que tudo espera que tenha um preço até desconfia desta maneira de estar e de ser”, assinala o presidente da Cáritas Portuguesa.

O prémio é uma peça de cristal, com um certificado emitido no nome do vencedor e a organização “proponente receberá também um certificado”, explica a Confederação Portuguesa do Voluntariado.

O júri é constituído por Rui Rama da Silva, da Liga dos Bombeiros Portugueses, Paula Guimarães, da Fundação Montepio, Maria José Ritta, Duarte Caldeira e Conceição Lino.

As inscrições são até dia 30 de setembro e a ficha de candidatura está disponível no sítio na internet da Confederação Portuguesa do Voluntariado.

Daqui.

Sem comentários: