22/03/14

Guimarães sensibiliza para o voluntariado



Apesar de não ter conseguido alcançar o título de Capital Europeia do Voluntariado 2014, que coube à cidade espanhola de Barcelona, Guimarães figura na lista das quatro cidades que viram reconhecido o mérito das suas candidaturas. A preparar a candidatura de Guimarães a Capital Europeia do Voluntariado 2015, os serviços de Acção Social da Câmara Municipal de Guimarães realizam ao longo de todo o ano um conjunto de eventos promovidos pela Agenda Local de Voluntariado 2014.

Com um plano de acção baseado em 12 temáticas (Dádiva, Gratuitidade; Convergência; Liberdade; Responsabilidade; Compromisso; Participação; Valorização; Missão; Cooperação; Complementaridade; e Solidariedade) Guimarães delineou uma agenda de voluntariado, envolvendo associações do concelho de Guimarães, investindo na sensibilização, formação e certificação de todos os intervenientes da prática do voluntariado. No âmbito da acção do Banco Local de Voluntariado, a câmara de Guimarães realiza duas acções de sensibilização e de formação dirigidas a organizações promotoras de voluntA primeira das duas acções de sensibilização teve lugar, ontem, no auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, e teve como público alvo os dirigentes de instituições e presidentes de juntas de freguesia.

Na sessão de abertura da sessão, a vereadora da Acção Social da câmara de Guimarães, Paula Oliveira, salientou a dinâmica do banco local de voluntariado que tem 800 voluntários inscritos e 70 instituições que apresentaram os seus projectos. Esta sexta-feira a formação destina-se a responsáveis por projectos de voluntariado e orientadores de voluntários.

Ambas as iniciativas contam com a presença do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) dinamizadas por Maria Elisa Borges, conselheira e coordenadora técnica deste conselho.

De salientar que estas duas iniciativas integram um conjunto de eventos promovidos pela Agenda Local de Voluntariado 2014, um projecto apresentado pela câmara municipal no início deste ano, no âmbito da candidatura de Guimarães a Capital Europeia do Voluntariado.

Daqui.
Ver mais aqui.

Sem comentários: