09/03/14

Quer ser voluntário num país europeu?


O Serviço Voluntário Europeu permite aos jovens levar a cabo um serviço de voluntariado com uma duração mínima de duas semanas e máxima de 12 meses num país diferente daquele onde reside. Podem participar  jovens com idades compreendidas entre 18 e 30 anos com residência legal no país da organização de envio. Para além de trazer benefícios para as comunidades locais, os voluntários adquirem novas competências, aprendem novas línguas e descobrem outras culturas.

Os projetos de voluntariado europeu abrangem áreas tão variadas, como, cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, proteção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, etc. Estão excluídas intervenções de alto risco em situações de crise como ajuda humanitária, assistência imediata em caso de catástrofe, etc. As atividades de voluntariado são compostas por três componentes essenciais: planeamento e preparação; implementação e avaliação.
Um projeto do SVE pode ter incidência em temas e áreas, tais como, cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, proteção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, etc. Estão excluídas intervenções de alto risco em situações de imediato pós-crise (por exemplo, ajuda humanitária, assistência imediata em caso de catástrofe, etc.).
O voluntário é acolhido por um promotor num país que não o seu país de residência e desenvolve o serviço voluntário para benefício da comunidade local. O serviço não é remunerado, não tem fins lucrativos e é desempenhado a tempo inteiro. O projeto pode abranger entre um e 30 voluntários que podem desempenhar o  serviço  individualmente ou em grupo. Os promotores que recebem o voluntário deverão prestar-lhe apoio pessoal relacionado com a tarefa que irá desempenhar, bem como apoio linguístico e administrativo. Os participantes tem asseguradas as despesas de viagem entre o local de residência e o local do projeto e respectivo regresso. Cada voluntário terá que pagar apenas 10% do custo total da viagem, sendo que serão sempre utilizados os meios de transporte e as tarifas mais baratas (bilhete de avião em classe económica e bilhete de comboio de 2ª Classe).
Pode encontrar todas as informações em www.sve.pt <http://www.sve.pt>
Representação da Comissão Europeia em Portugal

Daqui.

Sem comentários: