08/06/14

Cruz Vermelha recebe Prémio Quatro Liberdades

Peter Maurer, presidente do CICV, dedica este prémio aos 17 milhões de voluntários e 80 milhões de membros espalhados pelo mundo
A Fundação Roosevelt atribuiu o Prémio Internacional Quatro Liberdades 2014 à Cruz Vermelha, devido à «enorme dedicação» dos seus voluntários «em proteger as vidas e a dignidade das vítimas de guerras e desastres»

A Cruz Vermelha recebeu o Prémio Internacional Quatro Liberdades 2014, anunciou esta semana a organização, em comunicado. O galardão foi atribuído na Holanda, pela Fundação Roosevelt, como reconhecimento pela «enorme e incessante dedicação» do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), dos seus membros, voluntários e simpatizantes «em proteger as vidas e a dignidade das vítimas de guerras e desastres».

Para a Fundação Roosevelt, durante as operações humanitárias em todo o mundo e em áreas de conflito como a Síria, os voluntários e pessoal ligado àquele movimento internacional, «estão muitas vezes em condições e circunstâncias muito difíceis, para prevenir e aliviar o sofrimento» humano. «Este prémio é um grande incentivo para o Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho como um todo», afirmou Peter Maurer, presidente do CICV.

«Gostaria de o dedicar aos nossos 17 milhões de voluntários ativos e 80 milhões de membros espalhados pelo mundo, e a todos aqueles que arriscam as suas vidas diariamente para prevenir e aliviar o sofrimento humano. Estes incluem os 34 funcionários e voluntários do Crescente Vermelho Sírio Árabe e os cinco da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino que foram mortos no cumprimento do seu dever na Síria desde o início do conflito. Bem como, mais especificamente, aos três funcionários do CICV que estão capturados no país há 224 dias», acrescentou o responsável.

De acordo com Francesco Rocca, vice-presidente da FICV, o mundo em que a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho operam hoje é «profundamente marcado pela vulnerabilidade, pobreza e conflito», e, por isso, necessita do trabalho do movimento. O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária no mundo baseada no voluntariado.

Daqui.

Sem comentários: