08/06/14

Projeto Voluntariado Empresarial junta 39 empresas no apoio a instituições sociais


A Câmara Municipal de Viana do Castelo e 39 empresas de Viana do Castelo assinaram ontem 111 protocolos no âmbito do projeto dedicado ao Voluntariado Empresarial sob o lema “Quem ama cuida”. O projeto, lançado em 2012, visa suprir as necessidades de instituições do concelho com os serviços prestados voluntariamente por empresas e tem vindo a crescer em número desde o seu lançamento.

O projeto pretende ser um espaço de aproximação entre competências das empresas e as necessidades das instituições particulares de solidariedade social e associações do concelho onde foram detetadas diversas necessidades que vão do simples bolo de aniversário das crianças institucionalizadas ou do corte de cabelo à manutenção de viaturas ou de equipamento informático. Para suprir estas necessidades, várias empresas do concelho associaram-se ao projeto e estão a fornecer a sua boa vontade, mão-de-obra e conhecimentos neste voluntariado empresarial.



No primeiro ano, foram 27 as empresas, mas agora são 39, incluindo inicialmente cabeleireiros, pastelarias, concessionários automóveis, ginásio, gabinetes de design, óticas, uma rádio, informática e uma empresa de ajudas técnicas, a que
 se juntam agora uma loja de roupa, uma loja de calçado, duas clínicas oftalmológicas, seis clínicas dentárias e duas farmácias.



Ontem, na sessão de assinatura de protolocos, o Presidente da Câmara agradeceu às empresas pela sua atitude solidária e de coresponsabilidade social demonstrada no apoio às instituições. José Maria Costa referiu ainda estar muito sensibilizado com a iniciativa já que, apesar das dificuldades económicas que as empresas atravessam atualmente, não deixaram de dar resposta positiva e solidária às instituições que contribuem com o seu trabalho para construção de um mundo melhor para as crianças e jovens que estas instituições apoiam.

Refira-se que esta iniciativa inovadora em Portugal permite também melhorar o conhecimento das instituições sociais e facilita outras formas de colaboração solidária, sendo que a autarquia desenvolveu, a este propósito, outra iniciativa de colaboração das empresas através de “outdoors solidários” em que empresas e colaboradores participaram, durante um dia, em trabalhos de beneficiação, pintura e decoração em instituições ligadas à infância e à juventude.

Daqui.

Sem comentários: