12/07/14

Mais de 80 voluntários dão corpo e alma à EB 2,3 Frei Caetano Brandão


Mais de 80 voluntários participaram ontem no Dia do Voluntariado da EB 2,3 Frei Caetano Brandão. Pais, alunos, funcionários e docentes deram corpo a esta segunda edição que tem como objectivo proceder a intervenções na escola com recurso a ajuda de elementos da comunidade educativa nas férias escolares


Pintura de interiores e exteriores, construção de sofás, trabalhos na horta e decoração de cacifos foram alguns dos trabalhos executados por estes voluntários de várias idades.
Jael participou nesta acção pelo segundo ano consecutivo. Ontem dedicou-se à pintura exterior, nomeadamente das grades que já estavam a pedir uma intervenção. “O ano passado também pintei alguns postes, sofás. Isto de ser voluntário é divertido!”, diz-nos a aluna da Frei Caetano Brandão.



O seu pai, vestiu também a camisola de voluntário pela segunda vez consecutiva. “As escolas precisam do apoio de toda a gente e uma das melhores formas de as ajudarmos é esta. É também uma maneira de envolver quem usufrui com este trabalho, que são os alunos”, diz Paulo Coen.
Já na horta da escola, Catarina, engenheira que colabora no projecto Eco-Escolas da Frei Caetano Brandão, arrancava ervas daninhas junto da plantação de tomates que em breve dará os seus
 frutos. Consigo vários voluntários trabalhavam a terra que exige muita mão de obra nesta altura do ano.



Por sua vez, Fábio e Diogo dedicaram-se à pintura da estrutura externa da escola. Os dois amigos, que transitaram para o 9.º ano de escolaridade optaram pela pintura.

“Esta é uma forma de ajudarmos a que a escola fique como nova. Ajuda-nos também a passar o tempo. Sempre é melhor do que ficar em casa”, diz-nos Fábio Vilaça.



O seu companheiro, Diogo Marques, já não é novo nestas andanças: “o ano passado ajudei a pintar salas e grades. Este ano também optei pela pintura, mas faço o que for necessário”, diz o jovem estudante que desejava a participação de mais alunos neste dia. “Esta escola tem muitos alunos. Se todos contribuíssem um pouco poderíamos fazer as tarefas em muito menos tempo”. prossegue.



Cristina Fertuzinhos, coordenadora deste projecto, que está inserido também no programa ‘Eco-Escolas’ mostrava-se satisfeita com a adesão de tantos voluntários e a forma como estavam a decorre os trabalhos. “Temos alunos com idades bem diferentes, desde os mais pequenos - com 3, 4 anos - até aos mais jovens. Os professores também aderiram, assim como os pais”, diz a docente.

Daqui.

Sem comentários: