27/07/14

Voluntariado missionário conta com mais de 1.500 portugueses

Cerca de um terço vão para fora, sobretudo África. A maioria dos voluntários tem entre 18 e 30 anos, são estudantes recém-licenciados ou trabalhadores.

Mais de 1.500 portugueses vão envolver-se, ao longo do ano, em acções de voluntariado missionário, no país e no estrangeiro, revelou a Fundação Fé e Cooperação (FEC), organismo da Igreja Católica.
Em comunicado, a FEC refere que 548 portugueses participaram, participam ou participarão (os números já contabilizam os voluntários que ainda irão em missão até final do ano) em missões internacionais, número que sobe para 992 nas acções de voluntariado em Portugal.

De acordo com os dados do inquérito feito às entidades que integram a Rede de Voluntariado Missionário, coordenada pela FEC, África é a região do mundo que mais atrai voluntários portugueses. Em 2014, Cabo Verde vai acolher 143 voluntários, Moçambique 94, Guiné-Bissau 90, Angola 74 e São Tomé e Príncipe 78. O Brasil vai receber 45 e Timor-Leste 14.

Dos 548 portugueses envolvidos em acções de voluntariado missionário internacional (maior registo desde 2002), 514 deslocaram-se em missões de curta duração (entre duas semanas e seis meses). Dos restantes, há mais mulheres do que homens a envolverem-se em missões de longa duração (entre sete meses e dois ou mais anos).
É na região de Lisboa e Vale do Tejo que estão mais de metade dos 992 jovens e adultos que, ao longo do ano, vão fazer voluntariado missionário em Portugal, desenvolvendo sobretudo actividades de animação sociocultural e trabalho pastoral.
Na sua maioria, os voluntários têm entre 18 e 30 anos, são estudantes, recém-licenciados ou trabalhadores que aproveitam as férias para fazerem voluntariado, e "muitos" repetem a experiência, retracta a FEC.
Educação e formação é o foco privilegiado dos projectos de voluntariado missionário nos países em desenvolvimento e crianças e jovens são o principal público-alvo.
Daqui.

Sem comentários: