19/09/14

COLÓQUIO “O PAPEL DO VOLUNTARIADO NA SAÚDE”

NISA – No próximo dia 20 de setembro, pelas 14 horas, vai realizar-se no auditório da Biblioteca Municipal de Nisa o colóquio “O Papel do Voluntariado na Saúde, Hoje!” promovido pela Federação Nacional de Voluntariado em Saúde – FNVS com o apoio do Município de Nisa e da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Nisa.
O colóquio terá com preletor o Dr. João António Pereira, presidente da FNVS e está aberto à participação de voluntários e técnicos da área social e da saúde e público em geral.
A FNVS é uma Organização de Voluntariado, de Organizações e de Voluntários do Campo da Saúde. Tem também a missão de promover o voluntariado através da informação, da reflexão e do debate, contribuindo deste modo para a tomadas ou aumento da consciência crítica face à sociedade atual e para o reconhecimento do voluntariado como um importante instrumento de participação e de exercício de uma cidadania ativa.
O tema deste colóquio em Nisa, é motivado pela constatação de que ser voluntário e atuar voluntariamente no Campo da Saúde, não tem sempre as mesmas características. O Campo da Saúde, Público ou Privado caminha no sentido da sua organização e adaptação às novas realidades financeiras, económicas e sociais. Nos dias de hoje, sente-se cada vez mais necessária a presença do voluntariado e dos voluntários nas Unidades de Saúde e em outros equipamentos onde prestam cuidados de saúde. Essa presença é necessária à complementaridade e à humanização e deve acontecer com mais organização, com mais profissionalismo no sentido do bem feito e sobretudo com “cada vez mais amor para com o outro”, seja irmão ou cidadão.
Daqui.

Sem comentários: