12/10/14

Trabalhadores trocam escritórios por voluntariado


Esta sexta-feira, mais de 900 trabalhadores vão deixar os escritórios e juntar-se para limpar e replantar sete zonas de paisagem protegida no âmbito do GIRO, a maior iniciativa de voluntariado corporativo promovida anualmente em Portugal pelo Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE).

Ao contrário do que aconteceu nas edições anteriores, que se focaram particularmente em questões sociais, este dia solidário terá como mote o ambiente. Além de 45 empresas, a iniciativa - que terá um número recorde de participantes - contará também, e pela primeira vez, com o apoio de duas entidades académicas e oito instituições de solidariedade social.

Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o GRACE explica que os profissionais destas organizações vão trocar o local de trabalho por sete zonas protegidas no Continente, Madeira e Açores para pôr mãos à obra e "preservar um património natural e genético que é de todos". 

No total, vão realizar-se sete ações ambientais na Costa da Caparica, Esposende, Penela, Sintra, Monchique, Santana na Madeira e S. Miguel, nos Açores, sendo que nas ilhas a iniciativa decorre em datas diferentes: 10 e 17 de outubro, respetivamente.



Em cada zona protegida, o GRACE será apoiado por  instituições locais dedicadas ao ambiente, natureza ou património – Esposende Ambiente em Esposende, FLOPEN - Associação de Produtores e Proprietários Florestais do Concelho de Penela, Parques de Sintra – Monte da Lua, Grupo Flamingo na Caparica e em Monchique, e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) na Madeira e Açores.

Esta é a 9.ª edição do GIRO que já contou, nas suas oito edições anteriores, com mais de 4.500 voluntários envolvidos em intervenções com o objetivo de trabalhar, entre outros, a inclusão social, a defesa dos animais ou a recuperação de espaços naturais.

Daqui.

Sem comentários: