16/08/15

ESTUDO: Ser voluntário beneficia a vida profissional

Trabalhadores que são, ao mesmo tempo, voluntários sentem um maior equilíbrio na vida profissional.
O tempo não é muito, é um facto. Mas aqui, a vontade é quem mais ordena. Ou seja, casta apenas querer para realizar trabalho voluntário que, de resto, segundo um estudo da Fundação Nacional de Ciência suíça, tem efeitos na vida profissional. E também na saúde dos trabalhadores.
Os estudos existentes incidiam sobretudo sobre os efeitos do trabalho voluntário na vida dos pensionistas. Desta vez, um grupo de investigadores suíços quis perceber de que forma ser voluntário muda a vida de quem tem um emprego. E os 746 questionários recolhidos servem para confirmar que, uma das vantagens, é proporcionar um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Cerca de um terço dos participantes no estudo têm, para além da sua profissão, tarefas enquanto voluntários. E apesar de terem menos tempo para si, estão mais satisfeitos com a vida. O que, segundo os investigadores, comprova como o trabalho voluntário oferece um sentimento de controlo sobre a vida e o tempo. Este sentimento de competência, que se alia à convicção de se estar a fazer algo útil para a comunidade, pode, por sua vez, gerar efeitos positivos sobre a saúde, como a redução de sintomas associados ao stress, assim como proporcionar bem-estar psicológico, emocional e social.
Mas fica o alerta. É que estes efeitos apenas existem quando é sincera a vontade de realizar trabalho voluntário. Em comunicado, Romualdo Ramos, investigador da Universidade de Zurique, explica que «se as pessoas se sentirem pressionadas a ser voluntárias ou se entenderem o voluntariado como uma forma de progredir na carreira é provável que não se verifiquem os efeitos positivos».

Daqui.

Sem comentários: