O ministro Pedro Silva Pereira colocou ontem em Bruxelas, entre as prioridades da presidência portuguesa da União Europeia, a igualdade de género no acesso ao emprego e o estímulo ao voluntariado e ao empreendedorismo da juventude. Perante a Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros, o ministro da Presidência definiu como prioridades da presidência portuguesa “a valorização das questões do género nas diferentes políticas sectoriais, a promoção da empregabilidade e o empreendedorismo do género para uma efectiva igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e o aprofundamento das condições de conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar”.
De acordo com Pedro Silva Pereira, o objectivo da presidência portuguesa é contribuir “para um debate que permita identificar as melhores práticas e definir medidas concretas capazes de combater a discriminação de género e promover uma mais efectiva igualdade de oportunidades”. Perante os eurodeputados, o ministro da Presidência colocou ainda a conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar como “uma questão central”. Apesar de não ser “um tema novo”, o membro do executivo de Lisboa advertiu no entanto que actualmente se coloca “em termos novos e mais dramáticos”, em parte devido à pressão resultante das “exigências da competitividade”.
Na reunião, Silva Pereira referiu ainda que, a oito e nove de Outubro, a presidência portuguesa promoverá uma conferência sobre «Tráfico de Serem Humanos e Género». “Não podemos ignorar nem a gravidade crescente do problema do tráfico de seres humanos, nem a dimensão de géneros que muitas vezes está associada, fazendo das mulheres vítimas frequentes de redes criminosas de exploração e violência”, apontou. Já na Comissão de Cultura e Educação, Pedro Silva Pereira disse que a presidência portuguesa “vai valorizar especialmente os temas do empreendedorismo e do voluntariado”. Silva Pereira adiantou que estes dois temas “vão estar presentes quer na agenda do Evento Juventude, que terá lugar em Lisboa, em Setembro.
Notícia para ler aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário