A Câmara Municipal de Águeda, através do Gabinete Técnico Florestal, realizou, dia 21 de Junho, uma acção de formação com funcionários inscritos no Voluntariado Autárquico para as Florestas, a fim de os preparar para eventuais acções de combate a incêndios.
Orientada pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Águeda, abordou os métodos de combate a incêndios florestais, centrando-se a reunião em três pontos específicos: o comportamento do fogo, as comunicações e a segurança pessoal no combate a incêndios. Com o intuito de melhor desempenharem as suas funções no terreno, os voluntários autárquicos poderão, deste modo, “colaborar de um modo mais eficaz nas acções de vigilância, primeira intervenção, apoio ao combate e rescaldo de incêndios e vigilância pós-rescaldo”.
O Grupo Voluntariado Autárquico para as Florestas de Águeda é formado por 12 funcionários: Fernando Pimenta, Carlos Candeias, Armando Galhano, António Vidal, Herculano Correia, José Resende, Sérgio Santos, Alberto Simões, Raul Marques, José Simões e o Orlando de Almeida.
Formarão quatro equipas, cada uma delas formada por três elementos, com diversas escalas de serviço.
Voluntariado jovem na floresta
A Câmara Municipal de Águeda promove o programa Voluntariado Jovem para as Florestas, do Instituto Português da Juventude, com o projecto Águeda + Verde, entre 1 de Julho a 29 de Agosto. Tem como principais objectivos a participação activa dos jovens na preservação da natureza e da floresta, reduzindo o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção.
Os jovens participantes poderão participar em de actividades de sensibilização das populações para o risco de incêndio, vigilância, limpeza do lixo das áreas florestais e dos perímetros urbanos e trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências.
Os interessados deverão inscrever-se na página electrónica da Câmara Municipal de Águeda, ou junto do Gabinete Técnico Florestal da Autarquia, até 24 de Agosto. Poderão inscrever-se todos os jovens entre 18 e 30 anos, sem qualquer tipo de custos. Terão direito a um seguro de acidentes pessoais, uma bolsa diária de 12 euros e a equipamento.O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Águeda (engº. Fernando Pimenta), coordenará o projecto. Informações, podem ser prestadas, podem ser prestadas pelo telefone 234 610 070 (extensão 425) e telemóvel 961708291.
Ver notícia aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário