08/07/07

Voluntários rondam os 400

A Casa do Voluntário tem actualmente cerca de 400 associados que prestam serviços nas mais diversas áreas sociais e ambientais.

Após a VI Marcha de Promoção do Voluntariado, que se iniciou às 9 horas na Zona velha do Funchal, junto ao teleférico, até à Promenade do Lido, uma iniciativa que contou entre 50 a 100 voluntários, o presidnete da Casa do Voluntário disse que a causa a que se presta este organismo precisa de mais associados.

À margem de uma demonstração de primeiros socorros levada a cabo pela Cruz Vermelha Portuguesa, na qual participaram pouco mais de duas dezenas de voluntários, onde puderam ver como uma organização pode ser útil, Pedro Telhado disse que a mensagem do voluntariado «tem passado», porque há uma participação das pessoas, sobretudo de jovens.

Com esta iniciativa, destacou, «mostrámos novamente a importância do voluntariado e a alegria de sermos voluntários», acrescentando que «o esprírito do voluntariado são pessoas que acreditam que pequenas contribuições podem alterar o mundo para melhor» e que, por isso, é importante haver mais pessoas que se dediquem a esta área.

«O voluntário é um espírito e as pessoas que estão aqui são felizes por aquilo que fazem», sublinhou.

De acordo com este responsável, à Casa do Voluntário chegam sempre ofertas de pessoas e jovens que, segundo explicou, são depois encaminhadas para os vários tipos de organizações de voluntariado, que vão desde a angariação nas campanhas de fundos de recolha de alimentos, na dedicação aos outros na solidariedade social, com o apoio às crianças e não só.

No entanto, apontou, os voluntários podem ainda ser encaminhados para causas relacionadas com o ambiente e a pobreza.

Ver notícia aqui.

Sem comentários: