02/08/07

Jovens remunerados vigiam charneca e floresta da Companhia das Lezírias

Junta de Freguesia de Samora Correia promove projecto de voluntariado do IPJ

Os voluntários vão viver um mês em contacto com a natureza auferindo uma remuneração simpática e adquirindo conhecimentos e competências.
Os jovens com idades entre os 18 e os 30 anos podem participar no programa de vigilância de floresta nas propriedades da Companhia das Lezírias. O programa Voluntariado Jovem para as Florestas promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) mereceu acolhimento da Junta de Freguesia de Samora Correia que estabeleceu um protocolo com a maior empresa agrícola do país para que acolhesse os jovens no período de 6 de Agosto a 6 de Setembro. Os vigilantes vão ter direito a formação ministrada pelo IPJ e serviços de protecção civil, uma remuneração de 160 euros semanais, alimentação e estadia, se necessitarem. A Companhia das Lezírias fornece ainda bicicletas todo-o-terreno e cavalos, para os que souberem montar. Todas as patrulhas serão munidas de mapas e cartas com a descrição da charneca e meios de comunicação para denunciarem na hora qualquer anomalia que avistem na Charneca. Os terrenos a vigiar incluem uma vasta área que confina com as estradas nacionais 10 (Porto Alto Pegões), 118 (Porto Alto-Alcochete) e 119 (Campo de Tiro de Alcochete-Coruche).
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia, Hélio Justino para além da detecção de incêndios, os vigilantes vão recolher lixo que encontrem na floresta e sensibilizar os utentes da charneca, nomeadamente pescadores que utilizam a Barragem de Vale Cobrão, para a necessidade da protegerem dos fogos florestais e da manterem limpa.
As inscrições devem ser feitas na sede do Instituto Português da Juventude em Santarém ou no sítio do IPJ em http://www.ipj.pt/.
No distrito de Santarém, esta iniciativa conta com a participação de 350 voluntários e decorre até 30 de Setembro. O programa ‘Voluntariado Jovem para as Florestas’ reúne, este ano, sete mil voluntários em Portugal continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, e as últimas três edições desta iniciativa totalizaram uma participação de 25 mil voluntários.

Ler aqui.

Sem comentários: