30/09/07

Pequenas coisas fazem grande Alfena

No seguimento de “Tanta novidade em perspectiva”, expressa na Janela do domingo transacto, vou aludir a outras actividades cujas sementes estão, ainda, a incubar. Ou, até, com os frutos já em maturação. Avancemos. Há meses informei sobre a implantação de um Espaço Social, como promessa de solidariedade diversificada e efectiva a ser iniciada. Está a funcionar e a dar frutos, tanto na área do apoio social a estratos da população, como no Espaço Net, bem frequentado, sobretudo por jovens. Valeu a pena. Integrando o Espaço Social apareceu a indicação de um Núcleo de Voluntariado, já com o nome de alguns voluntários e um monte de ideias, uma gaveta cheia de vontades, prontos para agir.
Entretanto, parece, tudo ficou por aqui, isto é, pelas boas vontades de projectos sem alma para andar. Mas não é verdade. Uma das apostas primordiais cifrava-se na criação de uma Escola Sénior, que outros apelidariam, com mais pompa, de Universidade Sénior. É bonito ser humilde e, Escola, é nome estimado de recordações e de memórias sem conta. A Escola Sénior já nasceu em espaço cedido pelo solidário Atlético Clube Alfenense que, além disso, abriu aos mais idosos, todas as suas potencialidades desportivas e culturais. O local, amplo e funcional, recebe, agora, os últimos retoques de adaptação. Em Setembro há actividades lectivas. Já existe uma carrinha para levar e trazer os alunos com dificuldades de locomoção. Espera-se uma viatura maior. Para além das aulas, da pintura e do desenho, outras actividades estão na manga. Visitas de estudo, passeios, pesquisa e elaboração de alcunhas, das deixas do Carnaval antigo, responsos e benzeduras, talhaduras de bichos, de achaques e de maleitas, um mundo notável de saberes antigos que não pode perder-se.
Os planos de Voluntariado do Espaço Social em formulação, olham mais ao longe. Quem sabe, um Centro de Dia, uma Creche e Infantário… A Associação Viver Alfena, ( AVA), em formação com empresas solidárias, será subsídio fraternal e força anímica. A fraternidade de comerciantes, de industriais e do povo, já mexe. Os resultados darão nas vistas. Com ligação ao Atlético Clube o Sporting Clube de Portugal, em parceria estabelecida e única na zona norte, vai montar uma Academia de Futebol para formação de jovens atletas. Para além da componente humana na preparação dos jovens para o desporto rei, as instalações do Clube Alfenense serão requalificadas e, imagine-se a distinção, o relvamento do estádio com relva sintética! Quanto futuro, em formação e em fundos materiais, quão diferente e quão enriquecedor! Conquistas, desenvolvimento, mais qualidade de vida para todos. O rio Leça a ser limpo, margens recuperadas para a população, há que lhe aproveitar virtualidades para todos os modelos de actividades em lazer, desporto e convívio. No curso e nas margens, entre o Parque de S. Lázaro e a ponte no lugar de Punhete, ainda mais. Criar uma espécie de Centro Cívico, com estruturas urbanas, de um e do outro lado da nova Ponte do Barreiro, frente aos edifícios do Centro Social e da Igreja Matriz, onde as pessoas possam aparecer para convívio social. Para tanto, para esses espaços, vão ser criadas normas atractivas, até com apoios financeiros e fiscais, , acessos, para pequenas lojas, cafés, esplanadas, restaurantes, pequenas piscinas, que possam chamar as pessoas, que animem, que distribuam bem estar. Não são apenas sonhos, mas ideias que, reflectidas com aderência, trarão projectos e realizações, desenvolvimento e futuro melhor, mesmo do lado económico e financeiro. Como reza o ditado, grão a grão…
Muitas obras pequenas não se podem somar para apresentar uma obra grande. Mas, todos o entendem e aceitam, elas estão na base de um grande desenvolvimento em diversas áreas, no turismo, na cultura, no nível da qualidade de vida e asseguram, sem dúvida, futuro melhor. Que venha tudo o que foi apontado. Que venha muito mais. Que a história da antiga terra de Queimadela, hoje Vila de Alfena, se faça com riqueza, honra e dignidade. Tenha-se em conta quanto a nova rede viária troxe de potencialidades ao desenvolvimento industrial, comercial e urbano. E quando, lá ao cimo de Transleça, entroncar a Via de Cintura Regional que virá desde Espinho, atravessando o rio Douro? O futuro vem sempre depois.

Notícia daqui.

Sem comentários: