17/09/07

REFERÊNCIA EM VOLUNTARIADO

No rastro da globalização, as empresas, de todos os portes e segmentos, sentiram a necessidade de investir em excelência de gestão, a fim de tornarem-se internacionalmente competitivas. Sistemas de melhoria da qualidade, aumento da produtividade e redução de custos foram implementados para encantar os clientes, aumentar a lucratividade e dar melhores condições de trabalho aos funcionários. Vencida essa etapa elas focaram o marketing social - aplicação de recursos em programas de responsabilidade social, incentivo ao voluntariado e criação de ONGs, no campo da inclusão social e na preservação do meio ambiente. Consolidava-se assim o Terceiro Setor. Nesta oportunidade o nosso destaque vai para a SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo – fundada há 174 anos (1833),na França, sob a liderança de Antonio Frederico Ozanam (1813-1853), tendo, hoje, presença em 135 países. Quantas empresas conhecemos com essa pujante longevidade?

Foram, também, fundadores da SSVP: Paul Lamache, Françóis Lallier, Jules Devaux, Félix Clave e Emmanuel Bailly. Estava lançada, assim, em terreno fértil, a semente de um movimento que, rapidamente , ganharia o mundo. Em 1872, com a instalação da primeira Conferência Vicentina ,no Rio de Janeiro, tiveram início as atividades no Brasil. As Conferências – célula mater da instituição – são pequenos grupos de pessoas que se reúnem semanalmente para o cumprimento das obrigações que,voluntariamente, abraçaram. A essência da SSVP encontra-se nos mandamentos da Lei de Deus e da Igreja Católica Apostólica Romana. Visitas domiciliares aos assistidos,administração de hospitais,creches,casa de repouso para idosos, e a obtenção de recursos para projetos de inclusão social, são algumas das atividades dos vicentinos.

A inabalável fé cristã, uma sólida estrutura administrativa e um processo de gestão participativa foram as principais responsáveis para que a SSVP vencesse o desafio das profundas transformações científicas, tecnológicas,sociais, econômicas,religiosas e culturais, ao longo dos 174 anos de sua exemplar trajetória. Para ser mais explícito destacamos o questionamento que um fariseu fez a Cristo,e está narrado em Mateus (22, 36-40) – “Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor,teu Deus,de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande primeiro mandamento, O segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.

Ozanam, que fundou a SSVP quando tinha apenas 20 anos,foi um homem dotado de elevado grau de inteligência, tendo sido, inclusive, professor da Universidade de Sorbonne. Vida espiritual exemplar e aguçado espírito empreendedor o tornaram um autêntico profeta do Terceiro Setor. A busca da santificação própria,através da prática dos mandamentos de Deus e da Igreja,a missão evangelizadora e o resgate da cidadania do próximo representam os sólidos alicerces das atividades vicentinas.
Elas têm sido enriquecidas pelo prática das três virtudes teologais: fé, esperança e caridade e das quatro teorias humanas ou morais: prudência,justiça,fortaleza e temperança.

A escolha de Ozanam pela caridade é referência divina,pois segundo São Paulo (Colossenses 3, 14), “Mas, sobre tudo isto,revesti-vos de caridade,que é o vínculo da perfeição”. É através da prática da caridade que vamos demonstrar o nosso amor à Deus e ao próximo.
O movimento de voluntariado, também conhecido como de responsabilidade social, é um caminho adequado para a conquista da tão sonhada Paz mundial.
Apostando na ousadia dos empreendedores esperamos que, além do marketing social, as empresas abracem o marketing espiritual, para que possam agregar valores não-tecnológicos e não-econômicos, à cultura organizacional. Será viável? É crer para ver.
Notícia daqui.

Sem comentários: