17/09/07

Feira da Juventude em Lisboa

O Instituto Português da Juventude espera receber 30 mil jovens europeus no SPOT - um espaço de encontro, conhecimento e partilha para quem tem entre 15 e 35 anos.

Durante quatro dias o SPOT - Feira da Juventude vai valorizar temas como o empreendedorismo, as novas tecnologias, a participação cívica, o voluntariado e a criatividade. Inserido no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia de 2007, o evento pretende funcionar como um espaço de encontro, conhecimento e troca de experiências entre os jovens portugueses e europeus.Para isso estão previstos diversos encontros e actividades entre os dias 15 e 18 deste mês. Para os três primeiros dias está agendado o Youth Event onde se vão encontrar 123 representantes jovens dos países da União Europeia, dos Conselhos Nacionais de Juventude dos Estados-membros, países da Associação Europeia de Livre Comércio e de organizações internacionais. O objectivo é dinamizar o envolvimento e a contribuição dos jovens no processo de decisão no âmbito da política europeia de juventude. Para os últimos dias está também agendada uma reunião entre os responsáveis pela política de juventude dos Estados-membros onde se vão discutir temas como o voluntariado, o incentivo ao empreendedorismo jovem e as perspectivas futuras da política europeia da juventude.
Paralelamente decorre ainda a Mostra Nacional de Jovens Criadores - com trabalhos na área das artes plásticas, banda desenhada, ciber-arte, design de equipamentos, design gráfico, fotografia, ilustração, joalharia e vídeo -, uma mostra para promover o associativismo e uma terceira com informação institucional sobre as principais medidas e iniciativas destinadas aos jovens.
Nos dois primeiros dias realiza-se o Encontro Nacional de Associações Juvenis, organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis, que contará com a presença de cerca de 700 jovens para a discussão dos temas actuais na política europeia de juventude. Está também prevista a realização de uma reunião internacional sobre saúde e sexualidade.
O Instituto Português da Juventude (IPJ) garante, que além dos debates e de toda a informação disponibilizada, os visitantes poderão também contar com muita animação, concertos, espectáculos, desfiles de moda e festas com a participação de DJ.
Para divulgar a feira foi gravado um anúncio que está disponível no site do Youtube. No filme, ao estilo parkour (desporto urbano onde os obstáculos são ultrapassados com saltos e movimentos originais, apenas com recurso a mãos e pés), um rapaz e uma rapariga dão saltos radicais entre edifícios e ao longo das ruas de Lisboa até chegarem ao SPOT, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).Promovida pelo IPJ, em conjunto com várias organizações juvenis portuguesas, a Feira da Juventude conta com o apoio ainda da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.Mais informações:spot.juventude.gov.pt

Notícia daqui.

Sem comentários: