07/10/07

Amarante com inscrições abertos para o Programa de Voluntariado

Decorrida a terceira edição do Programa de Voluntariado, que contou, este ano, com a participação de 194 jovens universitários do Município estão agora abertas as inscrições para 2008.
O Programa destina-se a jovens residentes no concelho há mais de dois anos, devendo estes reunir os seguintes requisitos:
- ter idade inferior a 30 anos;
- estar matriculados no ensino superior;
- manifestar intenção de prosseguir um programa de voluntariado em função da disponibilidade do jovem e do Município;
- apresentar sucesso educativo, não ultrapassando duas reprovações no ensino superior, durante o período de vigência do Programa.
As actividades de ocupação são determinadas em função das disponibilidades da Câmara e das áreas de estudo dos jovens, podendo abranger os seguintes domínios:
- Cultura (museu e biblioteca);
- Educação (apoio às actividades e tempos livres, sala de estudo, prolongamento de horários dos jardins de infância e colónia de férias);
- Desporto (pavilhão, piscinas e Complexo Desportivo da Costa Grande);
- Turismo (posto de turismo, visitas guiadas a grupos, apoio a eventos de natureza cultural e turístico);
- Acção Social (apoio a famílias desfavorecidas, toxicodependentes e alcoólicos);
- Organizacional (gabinete de projectos, atendimento e relações públicas).
A afectação dos jovens ao serviço de voluntariado é feita de acordo com os seus tempos livres, com a duração máxima de 15 horas por semana e mínima de 8 horas por semana, podendo estes períodos de tempo ser concentrados nos fins-de-semana, fins de tarde e períodos de férias.
Em contrapartida, ser-lhes-á atribuída uma bolsa mensal no valor de 175 euros, relativa a 15 horas semanais, e 100 euros para 8 horas semanais.
As candidaturas deverão ser apresentadas, para o presente ano lectivo, na Divisão de Dinamização Local da Câmara Municipal de Amarante, até ao final do mês de Outubro.
Notícia daqui.

Sem comentários: